10 coisa que você deve aprender com as criança

Aprender com mas crianças parece um paradoxo, pois pensamos que somente as ensinamos, mas após ler esses 10 itens, você verá que poderá, sim, aprender com as crianças.

Quer ser um trabalhador bem sucedido em suas atividades diárias? Então adote esses hábitos e qualidades das crianças.

10 coisas que você deve aprender com as crianças
Lição No. 1: “Eu não tenho medo, é apenas uma precaução.”

Uma das atitudes das crianças que mais surpreende é a sua capacidade de assumir riscos (e isso pode ser levado para a vida inteira. Não é a toa que vemos trabalhares pendurados em andaimes sem um EPI se quer). Se não houver um adulto dizendo-lhes o quanto é perigoso alguma coisa, elas vão estar em poucos minutos tentando subir em uma árvore, querendo dirigir o seu veículo ou explorando uma forma arriscada de se divertir.

Embora os acidentes aconteçam, muitas vezes, as crianças são muito boas em se levantar e tentar novamente. Não têm medo de fazê-lo novamente, mas se você aprender a lição será mais cauteloso. 
Lição No. 2:“Sim, eu posso, eu sou adulta”.

Para uma criança nada é impossível e só precisa incentivar,  assim, sem hesitação, começa a provar que ele não é mais criança agora. Isso deve ser aplicado em nosso dia-a-dia, pois o sucesso depende de atitude e coragem. Se queremos vender algo, nós nos portamos como vendedor e até nos vestimos como vendedor; se queremos ser bons líderes, temos que  mudar nossas atitudes; se vamos começar uma atividade , precisamos usar todos os equipamentos de segurança.

Lição No. 3: “Eu não quero fazer isso, só quero brincar.”

Não adianta ficar fazendo graça para uma criança com algo que ela não quer, mas se descobrir o que realmente lhe interessa, então ganhará a simpatia dela e toda sua cooperação, pois estará fazendo uma atividade que lhe dá prazer.

Se o seu projeto não está indo como esperava e até está pensando em desistir, então é porque está fazendo algo que não lhe é divertido. Você precisa gostar do que está fazendo, para que seu projeto seja concluído com sucesso  e até vá além do esperado.

Então, o que há de errado com seu projeto que não está possibilitando cumprir os objetivos? Você está gostando do projeto? Quando você gosta do que está fazendo, você se diverte e isso faz toda a diferença para se ter um espírito vencedor, que, não importa as circunstâncias, persegue seu sonho a fim de que, mesmo tendo que atravessar abismos e montanhas, vai em frente, pois encontra grande satisfação em seu trabalho. A cada dia procura fazer com que seu trabalho seja divertido, procurando encontrar o que inicialmente lhe atraiu e procura inovar todos os dias.
Lição No. 4: “Olha o que eu fiz”.

Quantas ideias que passam pela mente de uma criança, em poucos minutos? Elas são capazes de fantasiar poisas incríveis; imaginações surpreendentes com seus brinquedos. Essa criatividade leva à descoberta e formação, sem preconceito e sem medo do ridículo. Siga esse mesmo processo todos os dias para melhorar seu trabalho; inventar uma nova forma de fazer o seu trabalho pode resultar em benefícios pessoais e empresariais.
Lição No. 5: O que é isso?

Crianças (bem como empresários de sucesso) não se preocupam com as consequências, desde que eles possam satisfazer a sua curiosidade. Perguntar o que é e querer saber mais sobre algo é uma qualidade que não podemos perder nunca!
Isso é o que leva uma criança a realizar 1.000 perguntas e um trabalhador deve sempre ter em mente que só aprenderá a fazer algo com perfeição e segurança, se utilizar desse quesito: Perguntar sempre! Não somos todos iguais, mas quantas vezes nos sentimos impulsionados a fazer algo e ficamos com medo de que não sejamos capazes. Isso pode ser verdade, mas se houver alguém a quem possamos perguntar, poderemos realizar a atividade com grande êxito.
Lição No. 6: “Eu peguei um peixe desse tamanho!”

As crianças tendem a exagerar quando nos contam algo. Essa é uma lição importante: não podemos esquecer de engrandecer nosso triunfos. Não importa se para os outros não seja tão interessante, torne o seu feito algo de muita importância e mostre a todos que está feliz por ter conseguido. Pode parecer exagero, mas isso transforma seu trabalho mais divertido e, com certeza as pessoas notarão que você é diferente e terão prazer em trabalhar com você.

Lição No. 7: “Esse é o meu super-herói favorito.”

As crianças têm muitos super-heróis, eles podem ser os habituais das histórias em quadrinhos ou desenho animado e até mesmo seus pais. Para os pequenos, imitar modelos é essencial para aprender os valores das pessoas que admira.

Para os adultos não é muito diferente. Devemos adotar um modelo a ser seguido; não cem por cento, é claro, mas procurar absorver o que há de melhor no modelo escolhido. Isso vale para empresas também!

Você tem um modelo? Se você aprender mais sobre os hábitos e as qualidades das pessoas que você admira, cortará caminho para chegar mais rápido e com mais facilidade ao seu objetivo.

Lição No. 8: “Eu fiz um novo amigo.”

Crianças são muito boas em estabelecer redes de contatos. Basta alguns minutos no parque ou numa festa, que as crianças conseguem fazer um novo amigo. Sem egoísmo, com bondade, honestidade e carisma, são capazes de se tornarem cúmplices, amigos aventureiros e parceiros.

Aliás, esta é uma das primeiras qualidades que se perde enquanto se cresce e que é importantíssimo que a retomemos em nossas vidas. Se você começar a analisar os recentes sucessos em sua vida, certamente vai notar que muitos deles foram causados ​​por relações de parceria que você tem; direta ou indiretamente ajudou alguém. Você pode imaginar que se tivéssemos a capacidade de uma criança para fazer amigos, parceiros e cúmplices, seria incrível o sucesso que poderíamos alcançar.

Lição No. 9: “Esta é a magia”.

As crianças se convencem de que a magia existe e as coisas formidáveis ​​e inexplicáveis ​​podem acontecer. Mais do que a inocência, é uma forma diferente de ver a vida. Nós precisamos acreditar na magia, na perseverança, no otimismo, irreverência e alegria, pois se crermos, coisas inexplicáveis também podem ​​acontecer em nossas vidas.

Lição No. 10: “Eu sou um menino bem comportado”.

A disciplina, respeito e obedecer à ordem são qualidades que perdemos enquanto crescemos. Principalmente durante a adolescência. Fazemos isso porque acreditamos que “ser adulto” é ser desordenado ou desobediente. Uma criança bem comportada ou trabalhador, que cumpre as regras com  respeito e educação, certamente transforma suas atividades em diversão. Vive mais feliz e de bem com a vida.

Aprenda com as crianças! Observe mais e verá que muita coisa pode melhorar em seu dia-a-dia!

Gostou deste artigo?

Então inscreva-se GRÁTIS para receber todas as novidades no seu e-mail!

Coloque seu email abaixo e clique em Assinar

 

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “10 coisa que você deve aprender com as criança

  1. As atitudes de criança não devem prevalecer até a fase adulta, inclusive as meninices, principalmente quando se tratar de segurança no ambiente de trabalho, para quem não tem nada a ver com a meninice e sofrer acidente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *