5 Dicas básicas de segurança em reformas de casas

5 Dicas básicas de segurança em reformas de casasReformar a casa do jeito que a gente gostaria é um sonho de praticamente de todas as pessoas, porém, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é necessário ficar atento às normas de segurança.

Temos sempre lembrar que os profissionais que estão trabalhando em nossa casa precisam estar seguros também, por isso, é essencial a contratação de equipes especializadas que já tenham experiência na questão.

Para que você não tenha nenhum tipo de transtorno, veja abaixo 5 dicas básicas de segurança em reformas de casas.

1 – Fique atento às normas

Para ter certeza de que sua obra não oferece nenhum risco a ninguém, é preciso verificar se as normas regulamentadas por lei estão sendo seguidas. Ter a consciência disso evita que sua empreitada seja multada e até embargada — sem falar que evita-se acidentes.

2 – Priorize profissionais especializados

Contrate profissionais da área, como arquitetos ou engenheiros, que estão por dentro dessas leis e poderão oferecer o apoio necessário para que tudo corra bem.

Uma boa dica é contratar por indicação de amigos ou parentes. Se não for possível por indicação, faça pesquisas pela internet e visite os escritórios.

3 – Verificar EPIs

Quando o assunto é segurança em reformas de casas, quem atua nessa área precisa ter muito cuidado, pois qualquer descuido ou uma simples falta de atenção poderá gerar graves acidentes. Por isso, a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é obrigatória.

Antes de começarem a trabalhar, os funcionários devem ter em mãos todo o equipamento, como capacetes, protetores auriculares, abafadores de ruídos, botas e luvas.

Verifique sempre como está o estado de conservação desses equipamentos.

É importante ressaltar que a empresa ou pessoa que contrata os trabalhadores é responsável por fornecer os equipamentos mais adequados para o serviço prestado.

4 – Faça um planejamento prévio do local

Para que você não tenha problemas no futuro, esteja sempre que possível no local verificando se tudo está de acordo. O espaço que está sendo utilizado possibilita que os funcionários trabalhem com eficiência e segurança?

Um ambiente mal planejado poderá ter problemas, como a falta de lugar para o armazenamento dos materiais.

5 – Nunca improvise quando o assunto é segurança

Nós brasileiros temos sempre a mania de dar um “jeitinho” em tudo, mas quando o assunto é segurança, o melhor é agir com cuidado. Na hora de contratar os funcionários, procure saber como é feita a proteção e fique de olho se estão usando os equipamentos corretamente. Uma boa opção é colocar essa condição no contrato, mesmo se for uma obra pequena.

O planejamento e a organização trazem segurança e economia para seu empreendimento, com materiais armazenados de forma correta é menor o risco de acidentes com os funcionários e com as próprias pessoas que transitam no local.

Lembre-se sempre de que investir em segurança na reforma da casa resultará em mais eficiência e sucesso na sua obra.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos fiquem informados também!

Texto produzido por Fixpar – Solução em Fixação

Darcy Mendes Darcy Mendes (778 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *