A antiga perna de pau é agora uma ferramenta de trabalho

A antiga perna de pau é agora uma ferramenta de trabalho

UPDATE: E já criaram uma gambiarra para substituir essa perna de pau. Veja o video no final.

De pois de ver a publicação “Riscos: Perna mecânica ou Skywalker Stilt na construção civil” do Blog Zona de Risco, acabei voltando ao meu tempo de infância em que andava de perna de pau pelo terreiro de nossa casa no sítio.

É óbvio que no circo isso já é uma ferramenta de trabalho há muito tempo, mas na construção civil é novidade e já está sendo contestada pelo risco a que submete os seus usuários. Analisando do ponto de vista de segurança, não é apenas o risco de uma queda em si, mas e a questão ergonômica? Existe algum estudo sobre o assunto? Quais são as consequências do uso diário da perna mecânica? São perguntas que ainda estão no ar à espera de uma resposta.
É muito comum situações em que se elimina um risco e acaba criando outro – neste caso eliminou-se a escada que é um risco, sem dúvida, mas a perna mecânica é a solução mais adequada para tais tarefas? Não existe uma outra maneira de se fazer a mesma tarefa sem risco para o funcionário. A resposta é sim, porém o custo e tempo da execução da tarefa pode ser maior e, como sabemos, as empresas estão em constante processo de redução de custo. Produzir muito gastando pouco é o objetivo de qualquer empresa. No entanto, é interessante lembrar que gastos com acidentes e/ou doenças profissionais também geram custos para a empresa, ainda mais com a recente investida da Previdência Social à caça de aposentadorias em virtude de doenças ou acidentes de trabalho.
Novidades são sempre bem vindas desde que não prejudiquem o trabalhador e venham a gerar mais prejuízos do que ganhos. 

É melhor ficar de olho!


Darcy Mendes Darcy Mendes (786 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio.
Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


5 thoughts on “A antiga perna de pau é agora uma ferramenta de trabalho

  1. ola gostei da pernas de pau ai gostaria em saber o valor pos quero comprar pro meu trabalho de pinturas aguardo resposta obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *