A arrogância é o caminho mais curto para o fracasso.

A arrogância

A arrogância pode acabar com suas pretensões

No artigo que publiquei na SGInet, com o título de “Aprendendo com os gansos selvagens”, listei sete sugestões para que o técnico em segurança do trabalho tenha sucesso na profissão.
A primeira delas foi: Não seja arrogante. Pois bem, esse é o tema deste artigo. Mas afinal de contas, o que é arrogância? Não pretendo definir arrogância para não correr o risco de ser chamado de arrogante. 
Arrogância tem no sentido inverso a humildade. Portanto, para o arrogante falta humildade. Falta a capacidade de reconhecer quando está errado. Falta o sentimento de igualdade com os demais. Ele sempre está certo e pior, sempre sabe mais que todos.

Para o profissional de segurança do trabalho esse é um campo muito perigoso, pois sempre tratamos de assuntos que julgamos saber mais que os outros. O que não quer dizer que outras pessoas não saibam tanto quanto você, ou até mais. Quando se está tratando de um assunto que se conhece bem, ter autoconfiança é comum, o que não pode é deixar que isso se transforme em arrogância. Se isso acontecer, esse será o caminho mais curto para o fracasso. Coragem, inteligência, ousadia ou liderança não pode ser confundido com arrogância.

A pessoa que é arrogante tende a arrumar muitos inimigos e obviamente o seu trabalho será prejudicado pela falta de cooperação dos demais. É claro que ninguém está disposto a ajudar uma pessoa que se acha o máximo.

Às vezes é preciso se arrogante simulado para vencer as adversidades do dia-a-dia, mas é preciso tomar cuidado para não transformar a arrogância simulada em verdadeira. “A arrogância é um meio absolutamente adequado para conseguirmos impor-nos no mundo que nos rodeia e que está orientado contra nós…” Thomas Bernhard, in ‘Extinção’ .

Identificando o arrogante
É muito fácil identificar o arrogante pelas características que apresenta. Ele é sempre o sujeito que quer se aparecer em tudo quanto é lugar. Numa reunião, ele é o primeiro a fazer alguma pergunta, normalmente para tentar mostrar que já sabia a resposta. Ou até mesmo para ver se o fulano não consegue responder à sua pergunta.
Falar mais que todo mundo e não deixar ninguém falar é ponto marcante do arrogante. A sua opinião é sempre a mais importante.
A mentira é outro ponto forte do arrogante. Ele usa a mentira para várias coisas:

  • Desculpa pelo fracasso;
  • Enganar os companheiros;
  • Justificar um erro. Aliás, ele nunca reconhece o erro. E se por ventura isso acontecer, será sempre por culpa de alguém.
  • Causar intriga e etc e tal;
  • Ele tem a solução para todos os problemas (dos outros, é claro), porque os dele estão todos “resolvidos”;

Enfim, a lista é grande, mas vou parar por aqui para voltar ao profissional de segurança. Portanto seja um bom profissional, mas não confunda sua autoridade com arrogância. Chamar a atenção de alguém que está cometendo um erro, pode ser considerada arrogância se não for feita de maneira correta e serena. Saber se portar diante de uma situação que por si só já é constrangedora para a pessoa, pode ser o ponto-chave para o seu sucesso como prevencionista. È melhor ser respeitado pela sua educação no tratamento com as pessoas do que pelo temor.

O técnico que tem a capacidade de fazer amigos, quase sempre é ajudado pelos próprios funcionários que apontam as possíveis irregularidades das áreas. Coisa que não acontece com o arrogante, que tem que se desdobrar para fazer seu trabalho sozinho.

Assim, ser ignorante pode até trazer algum benefício ao autor, mas será momentâneo, pois a derrota não tardará a chegar. Fique longe dos arrogantes, pois você poderá sofrer as conseqüências.
Frases sobre a arrogância

“A arrogância é uma deformação moral; o preconceito, uma doença de educação; o desdém, uma chaga de quem se presume superior.”
Baptista-Bastos – Diário de Notícias

“A arrogância é uma característica que, durante algum tempo, pode ser confundida com determinação. Com o passar do tempo, transforma-se em algo demasiado abrasivo para ser tolerado.”
Cândido da Silva , João –

“Guardar-se da arrogância. Isso constitui uma questão de princípio para os dirigentes, mas é também uma importante condição para manter a unidade. Nem mesmo aqueles que não cometeram erros graves e conseguiram grandes êxitos no trabalho devem ser arrogantes.” (Mao Tse-Tung)

“Não busqueis riquezas com arrogância, mas apenas as que possais obter justamente, não moderadamente, distribuei alegremente, e partai satisfeitos.” (Francis Bacon)

“A arrogância precede a ruína, e o espírito altivo, a queda.”
(Textos Bíblicos)

Bibliografia www.avt.com.br

http://www.citador.pt/pensar.php?op=10&refid=200801070800
http://www.citador.pt/cact.php?op=8&theme=389&firstrec=0
http://www.sitequente.com/frases/arrogancia.html
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


7 thoughts on “A arrogância é o caminho mais curto para o fracasso.

  1. Já tive a oportunidade de conviver com arrogantes e que eles têm em comum é acharem que estão sempre certos, que são insuperáveis, mas muitas vezes se fingem de modestos. São incapazes de ouvir a outra pessoa porque os seus argumentos são mais poderosos. No começo despertam admiração, na fase seguinte você começa a ficar incomodado, na terceira fase você não aguenta ficar perto do arrogante. Em sala de aula é o único professor que não tem problema com a turma, enquanto todos os outros estão arrancando os cabelo.Parabéns pelo post.Um abraço.

  2. A arrogância é um mal do qual todos devemos tomar distância. Ela só prejudica, justamente pelo fato de criar inimigos e de iludir à nós mesmos. Já que para o arrogante ele sempre é e será melhor que o outro.Parabéns pelo artigo.Abraços e ótimo sábado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *