A lição dos gansos selvagens na vida do técnico de segurança

A lição dos gansos selvagens na vida do técnico de segurança

Não vou abordar aqui a história dos gansos selvagens e sua formação em “V”. Caso não conheça esse belo exemplo visite o NPD Brasil e confira.

O trabalho em equipe é sempre a melhor forma de resolver questões difíceis sem sobrecarregar apenas um membro. Assim como os gansos selvagens, nossas atitudes em relação aos nosso companheiros de trabalho, tem que ser sempre de solidariedade e compreensão.
Na prevenção de acidentes, o esforço tem que ser de todos. Não dá para deixar a responsabilidade apenas ao técnico de segurança. Quando a equipe trabalha unida, os resultados tendem a melhorar sempre. Não podemos esquecer que o time da segurança lidera as ações em prevenção de acidentes, portanto, você que faz parte dessa equipe, é ponto chave dessa formação. Veja algumas sugestões para que você seja um bom colaborador nessa empreitada.
 
1-Não seja arrogante;
2-Seja participativo;
3-Haja com rigor mas sem agredir as pessoas;
4-Crie um vínculo de amizade nas áreas de trabalho;

5-Não confunda amizade com complacência;

6-Trabalhe junto com as lideranças das áreas;

7-Seja prestativo (cuidado para não se tornar “escravo”);

Essa lista pode ser muito maior, mas vou me ater apenas a esses sete itens que considero muito importante para o sucesso do profissional de segurança do trabalho. Num momento oportuno escreverei sobre cada um deles.

Voltando ao exemplo dos gansos, a equipe de segurança de qualquer empresa, tem que ser a mais coesa possível. Em grandes empresas esse time tende a ser bastante grande e muitas vezes está dividido por áreas de atuação dentro do estabelecimento. Vejam que mesmo estando em áreas diferentes da empresa, o objetivo é comum – prevenção de acidentes. Portanto, ninguém trabalha sozinho. Se você achar que resolver os problemas de sua área é o que importa, então os gansos são muito mais espertos que você!
Seja proativo sempre. Tem algo que você pode fazer pelo seu colega de trabalho, faça! Você ganha, a equipe ganha, a empresa ganha e seu trabalho aparece.
Outro dia conversando com um amigo sobre um projeto que estava rendendo bons resultados, imediatamente ele se adiantou prá dizer que o projeto era seu. Tudo bem, se você teve uma grande idéia, nada mais justo que seja reconhecido por isso, mas a implantação da idéia envolve muitas pessoas, portanto, a equipe é responsável pelo sucesso do trabalho e não apenas você.
Humildade é a palavra chave. Não queira ser o primeiro da fila sempre. Você se cansará e pode ser que ninguém queira ajudá-lo devido à sua prepotência. As vezes é bom voltarmos para o fim da fila e ver que outros também podem fazer muito pela equipe.
Lições dos gansos selvagens:

– Liderança

Ser líder é, antes de tudo, saber valorizar sua equipe.

– Humildade

É reconhecer que sozinho você não é ninguém.

-Solidariedade

É saber se colocar no lugar dos outros – ser empático.

-Trabalho em equipe

Com esforço coletivo é mais fácil vencer as dificuldades.

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


3 thoughts on “A lição dos gansos selvagens na vida do técnico de segurança

  1. Sou Técnico Segurança do Trabalho recem formado estou montando uma empresa de treinamentos de Brigada, oque é necessario ter para dar treinamento, se possivel qual seria o valor qual a forma que posso cobrar. Grato,

  2. Espectacular a lição dos gansos selvagens! Ando a aprender imenso com o vosso blogue! Adoro, e dá me muita força para continuar =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *