Arranjo físico, qual sua importância

Antes de mais nada, saber o que é arranjo físico, é Arranjo físico, qual sua importânciamuito importante! “É a combinação ótima das instalações industriais que concorrem para a produção dentro de um espaço disponível, e o estudo desta combinação denomina-se Plant Day-Out”.

Para conseguirmos um arranjo físico adequado, todos nós devemos estar atentos a tudo que o que cerca, tendo em mente que a empresa/seção, tem caráter dinâmico e não estático. O que quer dizer isso? A cada momento as pessoas se movem, movem equipamentos, esticam fios, começam e terminam operações. Ferramentas utilizadas são esquecidas em local inadequado, bem como os cavacos restantes de algumas operações, etc.; e se não for dada a devida atenção a toda essa movimentação, teremos, se não um acidente, pelo menos uma condição insegura e inadequada, geradora de atrasos quando retornamos ao serviço no dia seguinte ou na troca de turnos.

O que fazer para ajudar?

•Evitar o desarranjo físico nas bancadas. Cada peça e ferramenta deve ter seu local apropriado;

• No final de cada operação recolha cavacos e outros resíduos, acondicionando-os em recipientes próprios;

• Remova imediatamente qualquer porção de graxa ou óleo derramado acidentalmente;

• Não faça nenhum tipo de “gambiarra”;

• Não deixe restos de papéis e utilize locais próprios para fumar (fumódromo), descartando as bitucas em local próprio;

• Antes de começar uma tarefa, procure visualizar toda a operação, inclusive o espaço necessário para execução do trabalho;

• Deixe sempre o caminho desobstruído;

• No encerramento do expediente guarde todo o material e ferramentas em local adequado;

Se todos fizerem sua parte, o espaço de trabalho estará sempre organizado e livre de situações que possam resultar em acidentes.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *