Asfalto ou paralelepípedo nas ruas? Uma questão ambiental.

Asfalto ou paralelepípedo nas ruas? Uma questão ambiental.

Esta semana acordei com um barulho incomum em minha rua calma e tranquila de um bairro antigo da cidade. Olhei pela janela e vi homens limpando entre os paralelepípedos. Fui surpreendido (pelo lado ruim), – pensei: vão asfaltar a rua.
Sou morador novo na rua e fiquei sabendo por intermédio de vizinhos, que por várias vezes passaram listas para asfaltar a rua, mas os moradores não concordaram (eu também não concordaria), aliás não concordo e por várias razões:
  • O asfalto aquece mais que os paralelepípedos;
  • O asfalto impermeabiliza o solo e impede a infiltração das águas da chuva;
  • O asfalto faz aumentar a velocidade dos carros;
  • Aumenta o risco para os pedestres;
  • O asfalto utiliza recursos não renováveis. (tudo bem, o paralelepípedo também é, mas demora séculos para deteriorar);
Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais não aprovo a pavimentação asfáltica em ruas de paralelepípedos (salvo em lugares de grande movimentação e sem preocupações urbanísticas).
Infelizmente, aqui no Brasil, asfalto ainda é símbolo de progresso – carro chefe de candidatos a uma cadeira na câmara de vereadores de qualquer cidade que se preze “- Se eleito for, asfaltarei todas as ruas do bairro!”. Aliás, recebi uma carta da câmara em nome de um determinado edil, explicando que o mesmo havia prometido em época de campanha, que asfaltaria “a única rua de paralelepípedo do bairro”.  E continua:  “a rua de paralelepípedo danifica os carros. Ora, é só andar devagar que os carros não serão afetados!
Além do mais, o conceito de que asfalto significa mais “conforto ao dirigir = mais segurança = menor risco de acidentes; na Europa esse entendimento já foi ultrapassado pela constatação de que mais conforto = mais ilusão de segurança = maior velocidade = maior risco de acidentes.(Asfaltar paralelepípedo não é progresso)
Sendo assim, só temos a perder com esse tal de progresso retrógrado ainda cultuado em nosso país!
Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


7 thoughts on “Asfalto ou paralelepípedo nas ruas? Uma questão ambiental.

  1. Blz
    e os prejuizos dos motoristas quem paga? Ainda tem outra o asfalto tem aderencia muito melhor ou seja mais seguro.
    Carro anda devagar pq estásendo destruido pelo paralelepípedo. A questão é outra fazer carros menos poluentes isso sim, sem abri mão da segurança.

  2. Cara, muito bom o post… Estou formulando um projeto pra escola sobre a troca de asfalto por paralelepípedo nas Ruas proximas ao Centro. Valeu a ajuda, continue postando ;D

  3. Muito bom, concordo plenamente com você porque alem de tudo o paralelepípedo traz um ar mais antigo para a rua o que a deixa muito mais bonita.Acredito que você tenha errado numa parte :"a única rua de paralelepípedo da rua".Não seria a unica rua de paralelepípedo da CIDADE.forra isso belo post. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *