Como organizar uma SIPAT de sucesso

Se você está organizando uma SIPAT chegou no lugar certo

A SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, deve obrigatoriamente ser realizada anualmente, conforme prega a NR-5. A responsabilidade pela organização da SIPAT é da CIPA e obviamente, assessorada pelo SESMT da empresa, quando houver.SIPAT

Algumas empresas têm suas SIPAT’s já estruturadas (inclusive com verba específica para tal) e, com exceção das mudanças dos componentes da CIPA, a SIPAT já tem suas diretrizes pré-estabelecidas.
Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela seja bem planejada.
Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:
  • – Definir uma equipe para realização do evento;
  • – Escolher um coordenador da equipe;
  • – Atribuir tarefas para toda a equipe;
  • – Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão;
  • – Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o início;
  • – Registrar em ATA todas as reuniões;
Apesar de acontecer em apenas uma semana, engana-se quem pensa que é fácil organizar essa semana. Muitas vezes as pessoas pensam que têm um ano até que o evento aconteça e acabam deixando tudo para a última hora. Daí a importância do cronograma de reuniões. É preciso definir as etapas de organização do evento.
Outro aspecto importante a analisar é a questão dos custos de uma SIPAT. Obviamente que quem investe na organização da SIPAT, vai querer saber no que será gasto seu dinheiro e por isso mesmo este assunto deve ser discutido a fim de fornecer a previsão de gastos ao responsável pela aprovação e liberação da verba.

O sucesso ou não da semana está atrelada à forma como ela foi planejada. É claro que não dá para fazer uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes só com a vontade.

Tem outros fatores que pesam no resultado final tais como:
  • – Apoio da direção da empresa aos organizadores da Semana Interna;
  • – Escolha de um bom tema;
  • – Disponibilidade da equipe para trabalhar;
  • – Investimento em prêmios, divulgação, palestras, brindes,etc.;
  • – Participação dos funcionários nos concursos;
  • – Motivação da equipe organizadora;

Se você quiser fazer com que essa semna que tenha uma boa repercussão na empresa, defina claramente no seu cronograma de reuniões e os assuntos a serem tratados em cada uma delas. Vou dar algumas sugestões de temas a serem discutidos nas reuniões. Mas isso é assunto para: A Parte II.

 Veja também:

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


9 thoughts on “Como organizar uma SIPAT de sucesso

  1. Valeu Nestor pela divulgação!Realmente esse é um assunto muito importante para qualquer técnico e eu posso dizer que tenho amaplo conhecimento desse assunto, pois antes mesmo de ser técnico eu já acompanhava toda a organização das SIPATs da empresa. Eu era responsável pela divulgação, decoração do salão e confecção dos cenários do grupo de teatro. Era muito legal!Abs

  2. Essas sequencia de "Organizando uma SIPAT" é sensacional! Estou até colocando um link para essa matéria no meu Blog. Organizar uma SIPAT é uma tarefa com um grau de dificuldade elevada, e é necessário que ajudemos nossos amigos prevencionistas com essa maravilhosa sequencia de matérias!Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *