Confiabilidade humana previne acidentes de trabalho

confiabilidade humana

Confiabilidade humana – saiba o que é.

Os casos recentes de acidentes relacionados à falha humana e falta de manutenção, especialmente no setor ferroviário carioca, revelam a importância do investimento e qualificação dos profissionais envolvidos nos processos. Apesar de o numero de empresas que possuem o certificado OHSAS 18001, que se refere a segurança no trabalho, ter aumentado para 740 contra 217 em 2004, o fim dos acidentes ainda é um sonho distante.
 
Em atividades que exijam elevado grau de concentração, especialmente no setor ferroviário, é preciso empreender estudos de confiabilidade humana e análise de riscos. Através da análise da confiabilidade, é possível elaborar testes de validação, aumentando a segurança e primando pela gestão de riscos.
 
A revisão de processos, procedimentos e a análise de riscos envolvidos em tarefas que exijam atuação humana pode ser o fator diferencial na hora de evitar um acidente. O engenheiro e consultor da Aremas, Celso Luiz Figueiroa explica o desenvolvimento dos estudos de engenharia de confiabilidade:
 
– Prioriza-se a segurança e é realizada uma análise de todas as atividades envolvidas no processo para averiguar se o trabalho envolve alguma situação de risco. Após o mapeamento, os pontos críticos são verificados, com posterior elaboração de uma lista de ações efetivas, através de acompanhamento, monitoração, documentos escritos, criação de barreiras físicas,exemplifica.
 
Figueiroa explica que os estudos de engenharia de confiabilidade também buscam reverter favoravelmente situações pós-falha, visando uma recuperação rápida no sistema, de forma a evitar acidentes e impactos maiores e alerta para a importância da metodologia em segurança do trabalho:
 
– Neste setor, são grandes as aplicações da engenharia, pois em todos os acontecimentos o humano é ator do processo que levou ao acidente, daí a importância da prevenção,manutenção, análise e confiabilidade, conclui.
Isabela Pimentel  
Jornalista/Historiadora
http://hojeempauta1.blogspot.com
Contatos: (21) 9480-9106                                             
Twitter: @isadpimentel_
 
Quer publicar um artigo aqui no Segurança do Trabalho?
Envie seu texto para dymonte@ig.com.br
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *