Curso de Segurança do Trabalho – Metodologia Científica

Curso de Segurança do Trabalho

Mais uma postagem sobre o Curso de Segurança do Trabalho

Conforme vimos em Disciplinas do curso de Técnico de Segurança do Trabalho – O que é mais importante? – hoje vamos focar a importância da disciplina Metodologia Científica no curso de segurança do trabalho.


Quando se fala em Metodologia Científica vem logo na cabeça os trabalhos acadêmicos e não poderia ser diferente, pois passamos nossos anos na faculdade fazendo uso dessa disciplina. Porém, há que se destacar alguns temas estudados nessa matéria e que serão de grande valia na vida profissional do Técnico em Segurança do Trabalho. Seja na elaboração de projetos de segurança ou relatórios, a metodologia científica é conhecimento obrigatório.
Redigindo um texto
Todo texto deve seguir uma ordem lógica de forma clara e precisa, procurando eliminar palavras desnecessárias. Vamos ver algumas técnicas para redigir textos:
  1. Antes de começar a escrever faça um blainstorming sobre o tema;
  2. Não “encha lingüiça”. Escreva frases curtas, mas completas;
  3. Não fique repetindo palavras. Use sinônimos;
  4. Use os verbos na terceira pessoa;
  5. Quando necessário, use os dados bibliográficos de acordo com a ordem das informações;
  6. Apesar de estarmos em uma área técnica, procure usar o menos possível termos técnicos. Prefira palavras mais comuns e de fácil compreensão;
  7. Tenha sempre à mão um dicionário;
  8. Cuidado com palavras que possam dar margem a diferentes interpretações;
  9. Ao terminar peça para alguém ler o texto (pode ser mais de uma pessoa), é excelente para achar erros que cometemos e não conseguimos perceber;
  10. Para finalizar, é comum em relatórios e projetos o uso de imagens; seja criterioso e use apenas as imagens estritamente necessárias.
Se for um relatório ou um projeto muito extenso, é recomendável fazer um resumo de no máximo uma folha, mas que seja compreensível. Seu diretor não vai ler um relatório ou projeto de cinqüenta páginas, a menos que isso lhe pareça muito interessante. Portanto, o resumo tem que ter elementos suficientes para convencê-lo de que vale a pena ler o documento todo.

Estas são algumas dicas relacionadas à disciplina Metodologia Científica.

Veja também Mandamento nº 8 – Ser bom em redação.

–>

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


6 thoughts on “Curso de Segurança do Trabalho – Metodologia Científica

  1. Olá Darcy Mendes bom dia!Gostei muito das suas valiosas dicas, e se não for importuna-lo gostaria que me indicasse algumas literaturas a respeito de metodologia para a área da segurança do trabalho, pois estou lecionando em um instituto, sou iniciante na matéria e eles não tem a ementa do curso, eu que devo cria-la.Necessitaria muito da sua ajuda e suas dicas.Trabalhei como técnico de segurança por 10 anos mas nunca havia lecionado antes.Qual seriam os assuntos mais abordados nessa diciplina?obrigadoSérgio Ruize-mail sergioantonio_ruiz@yahoo.com.br

  2. GOSTEI MUITO DO MATERIAL SOBRE OS TIPOS DE INSPEÇÕES, COM A AJUDA DESTE MATERIAL SE TORNOU MAIS FÁCIL A COMPREENDER OS VÁRIOS TIPOS.OBRIGADO:TITO FEITOSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *