DDS DO DIA – PICADAS DE ABELHAS E VESPAS

VEJA COMO EVITAR PICADAS DE ABELHAS E VESPAS

picadas de abelhas e vespasHoje começamos uma nova série no Tem Segurança, que chamaremos de DDS DO DIA. E hoje no DDS do dia – picadas de abelhas e vespas, veremos os cuidados que temos que ter em relação a esses animais peçonhentos que causam muitos acidentes e, em alguns casos até fatais.

Em grande parte, as abelhas são operárias que polinizam flores e produzem cera e mel, vivendo em uma colmeia, mas algumas espécies de abelhas podem ser muito agressivas.

As abelhas são muito úteis ao homem a milhares de anos (tem gente que usa até para tratamento medicinal), e resultam de uma seleção entre várias raças. A abelha mais comum no Brasil é resultado da mistura de uma variedade nativa com a famosa abelha africana. Sua produtividade de mel é alta, porém são abelhas que não gostam de brincadeira. É melhor ficar longe delas.

VIDEO

QUER USAR UM VIDEO NO DDS? ENTÃO VEJA ISSO!!

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E DICAS QUE SE DEVE SABER SOBRE ESSES INSETOS:

  • Não se aproximar de colmeias sem estar com vestuário e equipamento adequados (macacão, luvas, botas, fumegador, etc.);
  • Evitar a aproximação dos ninhos quando as abelhas estiverem em intensa atividade. O pico é atingido geralmente entre 10 e 12 horas;
  • Evitar caminhar e correr na rota de vôo percorrida pelas vespas e abelhas;
  • Ao notar um enxame enfurecido, não grite, pois as abelhas são atraídas por sons agudos. Evite também gestos bruscos, que podem ser interpretados como uma ameaça. As abelhas, assim como os borrachudos, são atraídas pelas cores escuras. Evite, portanto, usar roupas pretas, vermelhas ou de cores escuras.
  • As abelhas são atraídas por um hormônio excretado no local da picada. Ou seja, ao se tomar uma picada, as outras abelhas do enxame são atraídas para o mesmo local com uma única ordem: PICAR. Ao ser picado, afaste-se imediatamente do local;
  • Proteja os olhos: uma picada de abelha no globo ocular quase certamente levará à cegueira do olho atacado.
  • O ataque de um grande enxame pode ser mortal. A maioria das pessoas resiste em média a mais de 50 picadas, mas há casos de mortes com apenas 3 picadas. Por outro lado, há quem resista a 400 picadas. Esse é um teste que eu não faria de forma alguma!! Nesse caso, é melhor não levar picadas. Não sei quem contou, mas um grande enxame pode facilmente ultrapassar a casa do milhar.
  • A remoção de colônias de abelhas e vespas deve ser feita somente por profissionais treinados e equipados, ao identificar a presença de abelhas, isole a área se houver possibilidade e solicite apoio para retirada do enxame.
  • O ideal é deixar para capturar os enxames nos períodos noturnos.

E aí, gostou do DDS? Se alguém tiver algo a acrescentar, é só deixar nos comentários.

Um bom dia a todos!

Darcy Mendes Darcy Mendes (789 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *