Dúvidas sobre aposentadoria por idade


Dúvidas sobre aposentadoria por idade, procure o Catarino

Uma de minhas tarefas diárias é fazer o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário dos funcionários da empresa em que trabalho. Consequentemente, tenho contato com muitas pessoas que estão pensando em se aposentar e com frequência sou questionado sobre as condições necessárias para a aposentadoria por idade. Apesar de conhecer o assunto, eu não sou a pessoa mais indicada para se tirar dúvidas, então sempre sugiro que a pessoa procure um advogado especialista da área.
No entanto, há muitas dúvidas que podem ser tiradas em sites e blogs que encontramos na internet. Você pode, por exemplo, saber muito através da matéria Aposentadoria por idade, saiba as regras, que o Catarino publicou recentemente em seu blog.

Lá você pode tirar suas dúvidas e ficar por dentro do que rola no campo da aposentadoria.
Veja também:
Aposentadoria por tempo de contribuição.
Tabela progressiva de carência.

Bookmark and Share
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


5 thoughts on “Dúvidas sobre aposentadoria por idade

  1. Eu João Ventura, tive um "AVC" aos 31 anos (14/10/03), paralisando o lado esquerdo e a fala. Hoje tenho 38 anos, aposentadoria (salário + 25%), faça fisioterapia, hidroginástica e fono.Mãe era viva mais logo depois ela morreu (03/12/03).Meu Pai recebe a pensão de minha Mãe.Gostaria de saber em caso de morte da meu Pai se eu recebo a pensão dele e da minha Mãe já falecida ? Mãe e Pai ? Obrigado.

  2. Olá,Gostaria de saber como calcular a aposentadoria da minha mãe.Ela tem 58 anos e pelas contas que fiz acho que ela contribuiu 23 anos e 10 meses.Será que ela vai ter que pagar até completar 60 anos ou agora é só esperar? e se tiver que pagar, quanto seria ?Me ajude por favor!!!!!

  3. gostaria de saber se posso quitar várias contribuições de vez para me aposentar logo, tenho 60 anos e descobri que ainda faltam 42 contribuições e quero pagá-las logo. A gradeço se me responder. Rosemery.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *