Dúvidas sobre PPP – qual é a sua?

Dúvidas sobre PPP – qual é a suaO PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário é documento relativamente fácil de fazer, porém pode ser extremamente complicado dependendo da empresa em que você trabalha. Tem muitos fatores que influenciam diretamente na confecção do PPP. Para facilitar esse trabalho, temos essa cartilha que é de grande valia.

Tem também esse artigo sobre o preenchimento do campo 15 do PPP – COMO PREENHER OS CAMPOS 15 DO PPP.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


27 thoughts on “Dúvidas sobre PPP – qual é a sua?

  1. Bom dia.

    Eu nunca recebi esse PPP,alias agora que fiquei sabendo disso.Minha pergunta é eu tenho que ir mesmo atras disso pois tenho registros lá dos anos 80 até agora são 9 empresas.
    Algumas foram agencias por 3 meses também precisarei desses.
    Eu trabalhei numa empresa por 3 vezes em épocas diferentes teria que ser um para cada época de registro.

    Grato.

  2. Quanto ao PPP de posto de gasolina-Frentista,poderia tirar minha dúvida ?
    Quanto ao PPP no campo 13.7, GFIP,você saberia me dizer que código eu coloco?
    E naquele campo 15.8 C.A EPI ,se o colaborador usa protetor solar,mas não é EPI porque não tem CA,coloco O que? ( S/N)
    Se no PPRA diz:Creme de proteção p/ mãos/ medida eficaz ?Sim e na Relação de Equipamento Proteção Individual (EPI’s) e C.A.Fornecidos Pela Empresa diz que :Filtro Quimico Classe 1 NA ( Não Aplicável) .

  3. Ola boa tarde tenho um ppp Que no campo 15.3 Fator de risco A empresa colocou subst comp com produto pois o perito falou que ta errado tem que colocar o nome do produdo de risco no qual é o n-Hexano seria o correto.

  4. Bom Dia!

    Tenho que preencher um PPP de um funcionário que trabalhou no ano de 2014, no entanto o PPRA da empresa encontra-se desatualizado tendo apenas o PPRA de 2008. Não houve mudança no layout da empresa, continua o mesmo. Posso preencher o PPP com esses dados de 2008? No Item 16.1 do responsável técnico pelas avaliações ambientais eu coloco o nome do engenheiro de segurança responsável pelo último PPRA que é o de 2008? Desde já obrigada!

  5. Quando um colaborador exerce uma função mais o cbo é outro, qual devo seguir a função ou o cbo??
    Ex: um colaborador e registrado como gerente de vendas em um posto de combustível mais exerce a função de frentista,inclusive no seu holerite ele recebe periculosidade.Nesse caso como devo colocar no PPP?
    Desde já agradeço a atenção.

  6. Olá de novo!

    Em caso de não ter CA em lugar nenhum dos laudos? ( o primeiro laudo foi de 2008 neste recomenda os Epis) funcionairo e de 2002 a 2008, mas não encontro as fichas desse funcionário ou se foi entre ou nao, eu deixo em branco??? o item 15.8???

    1. Mesmo assim você deve colocar o CA que você tem registro (independente se está na ficha de EPI ou não). Em todo caso, sugiro verificar notas de compra de EPIs e guarde cópia com você, caso se sinta inseguro.

  7. Boa tarde

    Minha dúvida é a seguinte : Funcionário iniciou suas atividades na empresa A , que depois de seis meses foi vendida para uma outra empresa B até no encerramento de contrato de trabalho manteve empresa B. Porem hoje esta empresa B alterou seu nome para C e seu CNPJ, na elaboração do PPP hoje devo emiti-lo com novo CNPJ da empresa C, sendo que o ex empregado saiu quando ainda era empresa B.

  8. bom dia tenho uma duvida ao item 18.1 pelo que vi acima tem que ser a data em que foi feito a monitoração biológica ou seja eu devo colocar o período em que foi realizado ou passo a contar a partir do dia em que o funcionário entrou e saiu da empresa? E as informações biológicas eu encontro aonde? PCMSO OU PPRA

    1. No item 18.1, você vai colocar os mesmos períodos que colocou para as funções/descrições. Você até pode agrupar os períodos desde que os registros ambientais tenham o mesmo valor.
      Os registros ambientais estão no PPRA ou LTCAT.

  9. Boa noite;
    Trabalhei numa empresa dois periódos entre 1993 á 2002;
    É de 2009 á 2015;
    Solicitei o PPP do periódo entre 1993 á 2002 só que o mesmo veio com varias informações incorretas;
    Posso solicitar revisão na justiça e processar a empresa por informações falsas já que este PPP e de 13 anos atrás;
    Este PPP me foi entregue a menos de 2 anos;
    obrigado;

  10. BOA NOITE;
    Trabalhei numa empresa dois periódos entre 1993 á 2002;
    É de 2009 á 2015;
    Solicitei o PPP do periódo entre 1993 á 2002 só que o mesmo veio com varias informações incorretas;
    Posso solicitar revisão na justiça e processar a empresa por informações falsas já que este PPP e de 13 anos atrás;

  11. Trabalho na mesma empresa desde 24/02/1986 e estou prestes a dar entrada em minha aposentadoria. As duas empresas que trabalhei anteriormente já não existem. Será necessário buscar documentos destas duas empresas para o preenchimento do PPP?
    Sempre trabalhei e ainda trabalho em área administrativa.

  12. Olá Darcy!
    Um funcionário trabalhou dois períodos numa mesma empresa, ou seja, teve duas matrículas. Ex: Trabalhou de 88 até 93 e depois trabalhou de 95 até 2005. Posso fazer um só PPP para os dois períodos ou tem que ser um para cada matrícula, já que a função permaneceu a mesma?

  13. Boa tarde.
    Gostaria de saber o que devo colocar nos campos 16.1 e 18.1 caso a empresa não tenha feito os registros ambientais e o monitoramento biológico.

    1. Olá Mario,
      No 16.1 você vai colocar a data inicial em que o responsável passou a responder pelos registros ambientais (Laudo ou PPRA). Se houver mais de um no período em que o trabalhador ficou na empresa, esses períodos devem ser colocados. Ex: Eu tenho um Laudo que vai de 01/01/2000 a 01/01/2005 e o responsável é o Eng João da Silva. Depois tenho outro Laudo que vai de 02/01/2005 a presente data e o responsável é o Engº Manoel da Silva.
      Esses dois períodos devem estar no PPP.
      Para o campo 18.1 é só seguir o mesmo raciocínio acima (obrigatoriamente tem que ser um médico). Normalmente é o médico do trabalho da própria empresa ou alguém que assinou o PCMSO.

      Não sei se deu para entender. Qualquer coisa, me manda um email pelo site.

  14. Bom dia

    A minha duvida é quanto ao campo 16.1 e 18.1, esse período solicitado eu coloco a entrada do Colaborador e a data em que o mesmo foi demitido da empresa? ou se o responsável pelos registros ambientais e o Responsavel pelas monitorações biológicas ainda estiverem na empresa eu coloco À ATUAL? Por que?

    1. NO campo 16.1 deve ser colocado os períodos que o colaborador trabalhou e o respectivo responsável pelos registros ambientais. Se houver mais de um laudo ou PPRA e o responsável for diferente, os períodos devem ser “quebrados” de acordo com as datas de início e fim do laudo.
      No campo 18.1 é a mesma situação acima.

  15. Bom dia,
    se o funcionário foi registrado pela empresa, porem ele não trabalhou (ou seja, não executou serviço de campo) é necessário preencher o PPP ? Se sim posso ressaltar no documento que ele não executou as devidas atividades ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *