EPI – Qual é a função do EPI mesmo?

Tem muita gente que confunde a função do EPI

Qual é a função do EPI mesmo?

De acordo com a NR-6 – Norma regulamentadora nº 6, “Equipamento de Proteção Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Em artigo publicado no site SGInet com o título de “A importância do teste de EPI’s antes de oficializar seu uso”, ressaltei que o EPI não tem a função de evitar acidentes, mas sim, a amenização das lesões ou agressão à saúde.

Além de ser obrigatório, o EPI também, só pode ser comercializado depois de ser aprovado pelo órgão competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Porém, não é difícil encontrar os ditos EPI’s sem o nº do CA – Certificado de Aprovação que, neste caso, deixa de ser um EPI oficial e portanto, nem deveria ser comercializado. Acontece que os desavisados acabam por comprar tais equipamentos, até por conta dos baixos custos que são vendidos. Eu mesmo já presenciei o caso de uma prestadora de serviço para uma grande empresa que, ao ser auditada, tinha vários falsos EPI’s sem o número do CA. O que fica claro nesse caso é o desconhecimento da legislação por parte de muitas pequenas empresas, ou mesmo pela conduta duvidosa de “empresários” que pensam apenas nos lucros, se valendo da inexistência de fiscalização.

Ao comprar um EPI, a empresa deve levar em conta não só o preço, mas também a qualidade com foi feito o equipamento. No mercado podemos encontrar capacetes que vão de seis a trinta reais, por exemplo. Ou seja, há algo de pode no ar. Como é possível tanta diferença de preço? Só há uma resposta: produto de má qualidade e desconfortável para o trabalhador. Se é desconfortável, incomoda e se incomoda, atrapalha na capacidade produtiva do colaborador. Quem fica com o prejuízo? Os dois. O trabalhador pelo desconforto e o empresário pela baixa produtividade de sua empresa.

Razões da existência dos falsos EPI’s ou dos equipamentos de baixa qualidade:

-Falta de fiscalização;
-Falta de critério dos compradores;
-Desconhecimento da legislação;
-Tolerância de profissionais de prevenção diante da situação;

Apesar dos muitos produtos que são lançados a cada ano, a maioria é importado, o que encarece ainda mais o EPI. Isto só incentiva a compra dos equipamentos feitos pelas empresas de fundo de quintal. Aqui entra a responsabilidade do profissional de segurança e saúde do trabalho, que é a obrigação de denunciar, quando constatar que tem um EPI de baixa qualidade nas mãos, ou, no mínimo, deixar de comprá-lo.

Qual é a função do EPI mesmo?

-A resposta está na norma, mas apenas obedecer à norma pode não ser o suficiente.;
-Tenha bom senso na hora da compra dos equipamentos;
-Faça o teste antes de adotar um novo EPI;
-Treine os usuários quanto ao uso correto dos equipamentos; e

-Tenha certeza de que o seu colaborador está de acordo com a escolha do produto e que realmente este exerce sua função que é a de proteger o trabalhador quanto aos riscos de acidentes e/ou possíveis agentes agressivos à sua saúde.

VEJA TAMBÉM:

Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


10 thoughts on “EPI – Qual é a função do EPI mesmo?

  1. Uso de certos equipamentos de segurança no trabalho, em embora poucos reconheçam a importância deles para integridade física,evita danos à própria vida que muitas vezes podem ser irreparáveis.

  2. Muito bom, EPI é muito importante mesmo e merece nossa atenção, afinal, somos nós que temos a obrigação de indicar o EPI adequado. Temos que buscar o conhecimento para poder indicar o correto!Abraços

  3. Legal esse post. Com certeza, as pessoas devem ficar alertas sobre a utilização correta do epi e tb saber se o mesmo possui o CA, certificando a autenticidade do epi. Eu entrei nesse site http://www.lojasksi.com.br e encontrei muitas informações e fotos de epi. Acho que vale a pena divulgar até quem precisa fazer algum trabalho sobre segurança do trabalho ou precisa adquirir algum produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *