ESTÁGIO PARA TÉCNICOS DE SEGURANÇA – DICAS

Imagem Inblogs
UPDATE: Este artigo foi escrito baseado na Enquete sobre a profissão de Técnico de Segurança que realizei aqui no blog.Devido ao grande número de estudantes de Segurança do Trabalho que passam por  aqui, então pensei na próxima etapa para quem está cursando Técnico em Segurança do Trabalho – o estágio.
É comum ouvirmos histórias de que estagiários acabam se tornando meros coadjuvantes na área de trabalho e ficam fazendo “serviços de escritório”. Em segurança do trabalho é um tanto diferente, pois grande parte das atividades do TST é na área. Desta forma o estagiário acaba tendo a real oportunidade de fazer um bom estágio.
 
Onde estagiar
Procure por grandes empresas que ofereçam o estágio, pois as possibilidades de aprendizado são muito maiores. Mas cuidado, isso também pode ser uma armadilha se você não aproveitar bem as oportunidades. Muita coisa pode passar despercebida pelo grande volume de trabalho que os profissionais têm e acabam esquecendo de passar ao estagiário.
 
Comportamento durante o estágio
Essa é uma dica muito importante. Tenho amigos que estagiaram na empresa em que trabalho e assim que surgiu a oportunidade, foram lembrados pelo bom aproveitamento durante o estágio. Em contrapartida teve outros que também foram lembrados. Porém, pelas marcas ruins que ali deixaram.
 
Seja solícito. Mostre interesse, mas sem ser chato. Pergunte na hora certa. Haverá momentos em que terá vontade de perguntar algo. Se não for a hora certa anote a pergunta para lembrar mais tarde.
 
Não mexa em nada sem autorização. É comum na área de segurança, trabalharmos com documentos sigilosos. Então o simples ato de pegar um documento para ver sem que haja o consentimento de alguém, pode significar a perda de uma oportunidade futura na empresa.
 
Jamais saia sozinho pela Usina, a menos que seja autorizado. Mesmo que você conheça toda a área, isso não é recomendado, pois toda a responsabilidade por você é da pessoa que foi designada para acompanhar seu estágio.
 
Programa de estágio
As grandes empresas costumam ter um programa pronto para que o estagiário cumpra. Mas se não houver procure saber quais são os eventos importantes que estão ocorrendo ou que ocorrerão durante seu estágio para que você possa acompanhar.
Se houver mais de um TST, procure acompanhar todos em suas atividades. Preste atenção na forma de agir de cada um e assimile o que de melhor encontrar nele. Infelizmente, ainda temos colegas que agem de forma errônea no exercício da profissão e acabam sendo vistos como os “chatos da segurança” e até prejudicando seus companheiros.
 
Término do estágio
O estágio tem prazo para terminar, mas o seu contato com os profissionais da empresa, não. Se você pretende conseguir um bom emprego na área então o network é importantíssimo.
Freqüente as associações se tiver alguma próxima de você. Entre nas comunidades de segurança do trabalho espalhadas pela internet. Enfim, faça amizades, distribua seu currículo e aguarde que a oportunidade aparecerá.
 
Saiba mais sobre estágio clicando aqui.
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


56 thoughts on “ESTÁGIO PARA TÉCNICOS DE SEGURANÇA – DICAS

  1. Boa tarde. Gostaria de saber como conseguir estágio em TST no RJ. Quase não encontro. Nem mesmo em grupos de empregos no whatsapp. Desde já agradeço.

  2. TENHO UM GRUPO NO WHATSAPP DE SEGURANÇA DO TRABALHO ONDE HÁ PROFISSIONAIS DA ÁREA E ESTUDANTES TAMBÉM. SE QUISEREM ENTREM EM CONTATO COMIGO QUE ADICIONO VOCES. 33984393404 ENTREM EM CONTATO POR ESSE NUMERO WILIAN.

  3. Olá pessoal me formei em TST em 2014. Mas ainda não consegui estagiar, se alguém souber de algum estágio, entre em contato por favor. Moro na zona sul de SP próximo a estrada de Itapecerica. Obrigada.

  4. Boa tarde!!!
    me formei em técnica em segurança do trabalho em 2009….meu estágio foi em um hospital e acabei fazendo outros serviços…..agora resido em Brasilia D.F…preciso trabalhar urgente..alguém pode me ajudar onde conseguir um estágio???? bjs e obrigada

  5. Ola pessoal estou a procura de estagio sou de sp região do alto tiete por favor se alguém souber de alguma vaga me avise estou cursando o último semestre e ta difícil .

  6. O estágio esta realmente difícil, esperava conseguir com mais facilidade. As escolas técnicas deveriam ser obrigadas a serem conveniadas com empresas e proporcionar este suporte aos seus alunos, pois, afinal de contas, compramos um serviço. E se não estagiamos não obtemos o certificado, e ficamos impossibilitados de ir em frente.

  7. Estou no ultimo semestr do curso de TST gosto muito da area mais esta mto dificil de encontrar um estagio ou um emprego definitivo na area…..

  8. ola estou estagiando em uma empresa,e estou meio perdida sem noção do que fazer,
    porque aqui não tem alguem especifico em segurança pra mim pode absorver conhecimentos na aréa o que faço?

  9. Sou estudante no curso tst e gostaria de uma oportunidade de estágio. Estudo no Senac de Santo André, período matutino.Estou no segundo módulo. Obrigada.

  10. Boa Tarde,… primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho.

    Sou formado em Biologia e estou cursando TST 1º semestre. Quero fazer estágio mas ainda não consegui.

    Sou de Curitiba/PR.

    Att.

    André C. Souza

  11. Boa tarde, terminei o curso de TST agora dia 30 de novembro e estou precisando de estagio de preferencia em Sao Bernardo do Campo o salario esta muito baixxo nem compensa ir para Sao Paulo mass, se soubesse nem tinha feito agora preciso e o pior gosto da profissao o que souberpara outras regioes eu posto aqui, meu e-mail >>> wmdcarrieri@ig.com.br , valeu abc a todos…

  12. ola darcy, estou estagiando numa empresa onde eu sou o primeiro estagiario da áreia tou meio que perdido porque aqui não tem ninguem para me ensinar fico sem saber o que fazer. me ajude por jentileza, aqui não tem TST e nem engenheiro de segurança tem apenas um cipeiro que não sabe me ensinar nada.

  13. terminei o curso de tst ,falta o estágio obrigatório,já tem quase um ano que terminei e até agora nada.eu tenho colocado curriculo apenas por internet.será que batendo nas obras e indo diretamente nas empresas e mais fácil.não quero ter gasto dinheiro atoa. já que se até dois anos não fizer perde o curso.

  14. boa tarde to me formando em tecnico em segurança e to perdidinho o que fazer no estagio qual e o meu primeiro momento e o que devo fazer . alguem pode me a judar!! abraçossssss

  15. Termino meu curso agora em setembro e ainda estou perdida no estágio.Mas depois de lê esse post vou fazer um bom proveito dele vou seguir essas dicas…Obrigado!

  16. A escola que estudo só aceita estágio através de agentes de integração.Exemplo:CIEE,IEL.Dei uma lida na lei do estágio e não vi nada que justifique essa exigência.Vc sabe algo a respeito Darcy?

      1. Olá Marco
        Varia bastante o salário em função das regiões e também dos sindicatos. Em São Paulo vai de 1500 (está abaixo do piso) a 4500 reais.
        A média deve estar em torno de 2500 reais.

  17. Muito bom os conselhos , deveriam fazer um sindicato de estagios e irem indicando as pessoas , e claro sem camaradagem .Ajudando a nos q estamos estudando .E nos ajudando os proximos amigos de trabalho. estou a procura de estagio quem poder me ajudar , moro no Rio de Janeiro – Duque de Caxias.vitor_rj@hotmail.com

  18. Minha dica para se conseguir um estágio é sempre enviar currículo para as empresas de assessorias, pois é muito comum essas empresas contratarem estagiários para trabalharem em confecções de laudos etc. e tal.Vale a pena tentar!

  19. sou formada a dois anos pelo senai pernambuco e moro no lugar do polo industrial gesseiro e parta mi e muito importante ser uma tecnica de segurança com orgulho.

  20. sou sormada em st e gosto muito da profisao na nossa cidade nao e muito dificil nao, so q o salario e pouco mas valioso e a profisao nao?na verdade moro no polo gesseiro por isso q nao e tao dificil para mim.

  21. boa noite estou no segundo modulo, estagio ta dificil mesmo, mais sou teimosa, mais dificil foi passar no vestibulinho para fazer o curso, agora estou pensando em ir diretamente nas empresas e obras.tambem estou fazendo todos os cursos que gratuitos pertinente a area que aparece. nao é possivel que nao consiga nunca um estagio. se voces tiverem alguma dica me avisem.fabisolza@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *