Estudos de confiabilidade humana podem evitar acidentes em operações de alto risco

Estudos de confiabilidade humana podem evitar acidentes em operações de alto risco
A ocorrência de acidentes nos setores de aviação, energia, mineração e indústria de produtos petroquímicos, como ocorrido recentemente em Alagoas, é geralmente relacionada à ocorrência de erros humanos e falta de manutenção nos equipamentos e processos. 
 
Apesar da intensa utilização da tecnologia de ponta nos setores citados, é fundamental que as empresas tenham uma visão estratégica sobre operações realizadas por máquinas e controladas por softwares, devido a complexidade dos sistemas envolvidos. 
 
De acordo com o engenheiro mecânico e consultor da Aremas, Celso Luiz Figueiroa, uma forma de garantir maior segurança aos processos é através dos estudos de engenharia de confiabilidade, que garante a revisão de procedimentos e análise dos riscos envolvidos nas tarefas, reduzindo a ocorrência de possíveis falhas e aumentando a lucratividade.
 
A preocupação com a confiabilidade humana deve ser incorporada pela política das empresas, através do Sistema Integrado de Garantia (Qualidade, segurança, meio ambiente, saúde),da análise de como as tarefas mais críticas são realizadas, identificando as restrições as quais o trabalhador que as executa é submetido e de métodos de avaliação de falhas, aumentando a confiabilidade em procedimentos aplicados à indústria.
 
Além da prevenção de acidentes, os métodos de confiabilidade humana também auxiliam na gestão econômica e redução de gastos. Figueiroa conta que, em 2009, em trabalho com a Petrobrás Refino, da Bahia, os estudos sobre os efeitos humanos na manutenção e operação de bombas centrífugas levaram à redução dos custos de manutenção superior à 40%, devido a mudanças na forma de trabalhar e medir os componentes e na comunicação entre as equipes envolvidas. 
Veja também: 

Engenharia de confiabilidade previne falhas na indústria, aponta especialista

Assessoria de Imprensa / Aremas
Jornalista Responsável: Isabela Pimentel
Email: isabeladpimentel@gmail.com
Contato: (21) 9480-9106
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *