Formulario para fazer auditoria de EPI

Formulario para auditoria do uso de EPIDe acordo com a NR06 a empresa deve exigir o uso do EPI. Uma boa forma de se comprovar a exigência do uso dos EPIs é através de auditorias quanto ao uso correto dos EPIs.

Pensando nisso, estou disponibilizando um formulário para registro dessas auditorias. Entretanto, só isso pode não ser o bastante. Sendo assim, podemos fazer as auditorias de uso dos EPIs e, ao mesmo tempo, fazer inspeção nos EPIs. Nesse caso, as não conformidades podem ser registradas em documento separado do formulário que estou indicando.

No caso das auditorias é recomendado que a empresa tenha os Planos de EPIs específicos para cada área/setor e que estes sejam elaborados por atividades e não por função.

O QUE FAZER APÓS AS AUDITORIAS

  • Se houver alguma ocorrência do não uso de EPI, deve-se registrar no formulário e após as assinaturas, solicitar a gestão de consequência para o desvio;
  • Solicitar a aplicação da gestão de consequência – que pode ser desde uma advertência verbal até uma demissão;
  • A gestão de consequência deve ser arquivada no prontuário do funcionário;
  • É interessante manter uma planilha de controle para as auditorias;
  • Os formulários de auditorias devem ser armazenados por tempo indeterminado.

Agindo assim você estará documentado em relação ao uso de EPI e estará assegurado em caso de possíveis processos trabalhistas.

E você, colega – como faz a gestão do uso de EPI na sua empresa?

Quem tiver alguma sugestão pode deixar nos comentários ou entrar em contato clicando AQUI.

Download grátis

Gostou deste artigo?

Então inscreva-se GRÁTIS para receber todas as novidades no seu e-mail!

Coloque seu email abaixo e clique em Assinar

 

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


3 thoughts on “Formulario para fazer auditoria de EPI

  1. Amigo muito importante suas dicas, mas confesso que o caminho não é a punição e sim a conscientização dos funcionários em assumir o compromisso com o TST e sair do nível dependente para o interdependente. Onde não é preciso ficar pedindo para o mesmo utilizar o EPI onde se não estiver utilizando o mesmo será o prejudicado. Sendo gerado em paralelo um gráfico com o quantitativo de funcionários que não estavam utilizando X utilizando por setor e enviar aos gestores mostrando a realidade para os mesmos não ficarem esperando somente da área de segurança do trabalho.

  2. Muito obrigado.
    Importante ressaltar a necessidade absoluta de SEMPRE registrar os eventos da empresa: nunca deixe só no verbal, nunca deixe de registrar tudo e colher as devidas assinaturas.
    Gosto sempre de falar e repetir: para as autoridades, se a empresa não possui documentação, é porque não aconteceu.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *