ISO 31000 Gestão de Riscos – faça o download da norma.

Este documento possui cerca de 95% do conteúdo oficial da norma publicada pela ABNT em novembro de 2009. Para adquirir a versão original, entre por aqui.Norma NBR ISO 31000 de Gestao de Riscos

ATUALIZAÇÃO

Devido a problemas apresentados na versão não oficial em português que havíamos disponibilizado para download, estamos deixando aqui os endereços para o download da versão em inglês. Clique aqui e baixeversão CDV.

Aqui você encontra os principais aspectos que norteiam a seleção e aplicação das técnicas de avaliação de riscos (em português).

A versão oficial em português deve sair entre dezembro e janeiro. Fonte: QSP A norma internacional ISO/IEC 31010:2009 (Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos) foi desenvolvida em conjunto pela ISO e sua parceira, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

 
Gerenciar riscos deve ser parte integrante da administração de qualquer empresa. Conhecer os riscos e saber quais são as consequências da não eliminação ou mitigação do mesmo, é prevenir futuros eventos que podem afetar toda a organização. Desta forma a ISO 31000 veio para auxiliar as empresas a tratarem de forma adequada essa questão tão importante no mundo dos negócios.
 
O Processo de Avaliação de Riscos (PAR) fornece a estrutura para identificar e analisar o risco para conhecimento das consequências e suas probabilidades, para uma tomada de decisão específica caso seja necessário.
 
Respostas para questões básicas podem ser respondidas pela ISO 31000, porém não significa que esta seja a única ferramenta para tal. Após a identificação do risco as questões podem ser:
 
 
  • O que pode acontecer se o risco não for eliminado ou controlado
  • Por que esse risco existe?
  • Se acontecer, quais são as consequências?
  • Existe a probabilidade de sua ocorrência futura?
  • É possível eliminá-lo?
  • Se não, o que pode ser feito para mitigá-lo ou reduzir a probabilidade da ocorrência?
  • O risco é aceitável ou deve ser tomada alguma medida extra para o risco?

Conheça mais sobre essa importante Norma. Visite: http://www.iso31000qsp.org/

Você pode querer baixar também:
 
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


3 thoughts on “ISO 31000 Gestão de Riscos – faça o download da norma.

  1. Caro OliveiraConcordamos com sua observação e fizemos uma atualização no texto retirando a opção de download da versão não oficial em português, no entanto indicamos outras fontes de download da norma em inglês e de materiais em português para quem tiver interesse de ir conhecendo a nova norma.Gratos pela colaboração e estamos abertos a sugestões e de materiais importantes para nossa categoria.

  2. A tradução da ISO 31000 disponibilizada para download neste site é muito deficiente e confusa. Nota-se claramente que ela foi feita com algum desses tradutores eletrônicos disponíveis na web e não houve nenhum cuidado para ajustar ou revisar o texto. Sugiro retirá-la do ar, pois depõe fortemente contra o responsável por este site, transmitindo a impressão de displiscência e desconhecimento por parte do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *