ISO 31000 Gestão de Riscos – faça o download da norma.

Este documento possui cerca de 95% do conteúdo oficial da norma publicada pela ABNT em novembro de 2009. Para adquirir a versão original, entre por aqui.Norma NBR ISO 31000 de Gestao de Riscos

ATUALIZAÇÃO

Devido a problemas apresentados na versão não oficial em português que havíamos disponibilizado para download, estamos deixando aqui os endereços para o download da versão em inglês. Clique aqui e baixeversão CDV.

Aqui você encontra os principais aspectos que norteiam a seleção e aplicação das técnicas de avaliação de riscos (em português).

A versão oficial em português deve sair entre dezembro e janeiro. Fonte: QSP A norma internacional ISO/IEC 31010:2009 (Gestão de riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos) foi desenvolvida em conjunto pela ISO e sua parceira, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

 
Gerenciar riscos deve ser parte integrante da administração de qualquer empresa. Conhecer os riscos e saber quais são as consequências da não eliminação ou mitigação do mesmo, é prevenir futuros eventos que podem afetar toda a organização. Desta forma a ISO 31000 veio para auxiliar as empresas a tratarem de forma adequada essa questão tão importante no mundo dos negócios.
 
O Processo de Avaliação de Riscos (PAR) fornece a estrutura para identificar e analisar o risco para conhecimento das consequências e suas probabilidades, para uma tomada de decisão específica caso seja necessário.
 
Respostas para questões básicas podem ser respondidas pela ISO 31000, porém não significa que esta seja a única ferramenta para tal. Após a identificação do risco as questões podem ser:
 
 
  • O que pode acontecer se o risco não for eliminado ou controlado
  • Por que esse risco existe?
  • Se acontecer, quais são as consequências?
  • Existe a probabilidade de sua ocorrência futura?
  • É possível eliminá-lo?
  • Se não, o que pode ser feito para mitigá-lo ou reduzir a probabilidade da ocorrência?
  • O risco é aceitável ou deve ser tomada alguma medida extra para o risco?

Conheça mais sobre essa importante Norma. Visite: http://www.iso31000qsp.org/

Você pode querer baixar também:
 
Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


5 thoughts on “ISO 31000 Gestão de Riscos – faça o download da norma.

  1. Bom Dia

    Estou fazendo mestrado em Administração e estou necessitando da ISO 31000 para compor uma parte referente a gestão de riscos. Vejam a possibilidade de me enviar uma cópia atualizada.
    Desde já, sou eternamente grato.
    Wanderlei

    1. Caro Sr. Wanderlei. Bom dia. Gostaria de fazer contato contigo, pois sou pesquisador da área de ”risk management”. Seria possível? Augusto (acrsilva@live.com).

  2. Caro OliveiraConcordamos com sua observação e fizemos uma atualização no texto retirando a opção de download da versão não oficial em português, no entanto indicamos outras fontes de download da norma em inglês e de materiais em português para quem tiver interesse de ir conhecendo a nova norma.Gratos pela colaboração e estamos abertos a sugestões e de materiais importantes para nossa categoria.

  3. A tradução da ISO 31000 disponibilizada para download neste site é muito deficiente e confusa. Nota-se claramente que ela foi feita com algum desses tradutores eletrônicos disponíveis na web e não houve nenhum cuidado para ajustar ou revisar o texto. Sugiro retirá-la do ar, pois depõe fortemente contra o responsável por este site, transmitindo a impressão de displiscência e desconhecimento por parte do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *