Mandamento nº 8 – Ser bom em redação

Conforme a lista dos Dez Mandamentos do Profissional de Segurança, o oitavo item é: Ser bom em redação.

Infelizmente temos muitos técnicos que não tiveram a oportunidade estudar no devido tempo e, acabaram por fazer os famigerados supletivos da vida, terminado o 1º e o 2º grau em tempo recorde, o que em termos de aprendizado deixa muito a desejar. O que vemos são pessoas que mal sabem escrever, quanto mais, fazer um bom relatório que muitas vezes vai parar nas mãos de um diretor. Para aqueles que dependem da escrita no seu dia-a-dia, é imprescindível exercitar sempre, ler bastante e, principalmente, na dúvida pedir para alguém ler seu texto antes de passar adiante
O que acontece é que tem pessoas que não tem a humildade suficiente para pedir ajuda e no final acaba passando vergonha. Já vi isso acontecer muitas vezes. Mas o que não dá para admitir é que sejamos tachados de burros por causa da incompetência dos outros.
Por isso se você está pensando em se tornar um Técnico de Segurança e tem dificuldades no português, não custa nada fazer umas aulas particulares para melhorar sua escrita. Lembre-se, muita gente vai ler o que você escreve, principalmente os e-mails da vida. Tenho visto cada pérola nos e-mails que recebo que é de ficar com o cabelo em pé.Certa vez, a pedido do diretor da empresa em que trabalho, redigi um texto para publicação num jornal da cidade, intitulado: “Quebrando paradigmas”. No final de um dos parágrafos terminei com a palavra “incontinenti”. Acontece que na publicação saiu “incontinente”, com “e”. Após a publicação recebi a página do jornal com a reportagem e a palavra “incontinente” destacada com caneta marca-texto e a seguinte frase: “O que é isso? É claro que eu tinha o rascunho da reportagem para provar minha inocência, inclusive com o visto do diretor antes da publicação.O que eu quero mostrar com esse fato é que mesmo estando certo, eu fui cobrado por isso. Agora imaginem se o erro tivesse realmente sido meu.Se você quer ser um bom profissional de segurança faça do ato de escrever um hábito, pois quanto mais se pratica, mas de aprende.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “Mandamento nº 8 – Ser bom em redação

  1. Todo dia abro meu Email ja na expectativa de ler as publicações e automaticamente aprender mais e mais.

    Parabens Darcy Mendes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *