Meu primeiro dia como Técnico de Segurança do Trabalho

Uma série de textos sobre o primeiro dia do Técnico de Segurança do Trabalho no emprego.
O titulo deste texto, creio eu, está diretamente ligado a quase todos os Técnico de Segurança do Trabalho. Quem não passou por isso? Poucos com certeza! Tirando raras exceções que já trabalhavam na área quando se formaram, a grande maioria de nossos colegas passaram por esse momento que é uma mistura de ansiedade e apreensão ao mesmo tempo.
Para uma profissão que tem como objetivo a prevenção, é fato que as preocupações são muitas para quem está iniciando sua carreira. Essas preocupações aumentam na medida em que algumas situações são apresentadas. Técnico de Segurança do Trabalho
Então vejamos:
Já estará muito complicado com as situações acima, mas pode ser ainda pior! Cabe ao candidato ao emprego analisar a situação e ver se aceita ou não o desafio. Para quem está em seu primeiro dia de trabalho pode ser difícil levantar todos esses dados, mas à primeira vista já é possível prever as dificuldades futuras.
Deixando o frio na barriga de lado (esse é o menor dos problemas, rsrsrs), o resto é nosso dia-a-dia. Não tem jeito de dizer o que deve ser feito. Tem que mostrar que está disposto a trabalhar. Alguns cuidados devem ser tomados em seu primeiro dia no emprego, mas isso eu vou deixar para depois.
Tentarei escrever um texto para cada item que foi colocado acima e, aos poucos, darei dicas para seu primeiro emprego!
Até mais e aguardem as novas publicações!!! Aproveitem e deixem seus comentários sobre seu primeiro dia de trabalho (se já estiver trabalhando!).
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


42 thoughts on “Meu primeiro dia como Técnico de Segurança do Trabalho

  1. eu estou terminando agora meu curso estou super ansiosa, quero me especializar em cursos que vão me beneficiar na área, depois de uns tempo volto aqui e digo como estou. ( haam tambem toco violino)

  2. PERGUNTA:
    É a primeira vez que vou trabalhar como Técnico (a) em Segurança do Trabalho,não tenho experiência e a empresa a qual vou atuar, não tem nada de segurança por onde começo,qual o primeiro passo a ser seguido,me ajudem, Por Favor !

  3. Boa noite!! Fui contratado por uma pequena empresa com apenas 100 funcionários.
    Como e minha primeira experiência, gostaria de saber como agir, pois ela irá fazer trabalhos pós obra, em alguns locais no na cidade, e outros bairros.
    Obrigado

  4. Realmente e exatamente isso. O misto de ansiedade e apreensão é arrebatador. Eu topei o desafio e farei o possível para me desenvolver e me destacar positivamente na empresa que estou. Aqui não possui SESMT, então o frio na barriga é inquietante. Força para nós.

  5. Tive a iniciativa de mandar o meu curriculum para uma empresa asfaltica ,mais antas de me chamar ja estou com frio na barriga, justamente em pensar o que vou fazer no primeiro dia kkkkkk vou precisar muito de ajuda. Essas dicas esta sendo ótima. Abraços

      1. Dymonte ola boa tarde vou te contar minha situação atual … me formei agora a alguns dias já dei entrada no ministério do trabalho… eu hoje trabalho em uma empresa de ônibus na área de câmeras de segurança , dentro da empresa temos três empresas que dela mesma acho que vc me entende ; e tem uma consultora de segurança que faz a parte de técnico de Segurança do Trabalho …. é apenas um técnico que vem uma vez por mês , assina a papelada e vai embora e recebe o dinheiro todo mês , eu ja conversei com a administração da empresa e logo eles vão passar essa parte pra mim , eles me passando farei aos sábados e nos dias que precisar ir até as filiais tbm farei o trabalho de Técnico, mas não sei por onde começar você poderia me ajudar ?

        1. Olá André,
          Eu costumo recomendar para começar vendo o básico da legislação: CIPA, EPIs, Laudos (Insalubridade, LTCAT); PPRA, PCMSO; treinamentos obrigatórios, etc. Verificar se está sendo cumprido, por exemplo, o cronograma do PPRA; as ações previstas no Laudo de Insalubridade e por aí vai.
          Depois vem os procedimentos para cada atividade / operação (existe? os funcionários são treinados nos procedimentos?).

          É isso aí!!
          Qualquer coisa entre em contato

          Abs

  6. Estou iniciando na área de TST, em um porto NR 29, estou muito apreensivo para inciar, mas eu confio e sei que eu sou um profissional apto a executar e enfrentar tal situação, e esses posts me ajudaram e incentivaram mais a superar esse obstaculo .

    Grato. Carlos Santana

  7. Me Formei em Dezembro de 2012 em janeiro fui contratada como tec de uma empresa de consultoria ambiental passei a ser terceirizada em uns dos clientes desta empresa , atuando como tec em uma empresa de transporte de derivados de petróleo, 3 meses terceirizada a transportadora decidiu me efetivar , fui muito difícil tudo isso pois o estagio que fiz foi na área de eletricidade , e ser contratada como tec em uma empresa de transportes rsrsrs foi totalmente diferente lidar com motoristas e tal , faz 4 meses que estou aqui e cada dia e uma luta ja pensei em desistir mas quero levar isso ate o fim ja fiz muitas melhorias aqui e pretendo melhorar mas e mas . ah o 1º dia parece que nunca passa todos os dias se tornam especiais assim como o 1º !!

    abraços a todos o TST do Brasil !!

  8. Tive dificuldade em conseguir emprego na área, comecei a trabalhar como TST há quase um mês.Me formei no final de 2009 e fiz o meu estágio em 2011.Sempre idealizei trabalhar em uma empresa que possuísse o SESMT mas as vezes nem tudo sai como planejamos né?!A empresa onde estou trabalhando não possui o SESMT já houve outros tst na empresa, mas a tempos atrás.Me sinto muitas vezes insegura e um pouco perdida, tento encarar a situação como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. As vezes penso que se estivesse em uma empresa com demais profissionais poderia me acomodar de certa forma e me dedicar a aperfeiçoar somente naquilo que me fosse designado.Bom não é fácil mas vou aproveitar a oportunidade que Deus colocou no meu caminho e dar esse primeiro passo na profissão que escolhi e que espero ser muito feliz!Abraços a todos

  9. estou no segundo módulo do curso e espero conseguir um estágio em uma empresa que já tenha técnicos trabalhando.pelos comentários percebo que não é fácil más com estas dicas e com amigos da área,creio que será menos sofrimento.

  10. A maior dificuldade de um tecnico não só no primeiro dia de trabalho,como na maioria das vezes, é a falta de comprometimento por parte dos responsaveis que pensam que precisa de um tecnico apenas para cumprir lesgislação,e nada mas.E com isso fica a pergunta no ar será que um dia com muito esforço e muito comprometimento por parte de nos profissionais consequiremos reverte essa situação e mudar essa forma de pensar da maioria?

  11. estou no segundo módulo do curso e espero conseguir um estágio em uma empresa que já tenha técnicos trabalhando.pelos comentários percebo que não é fácil más com estas dicas e com amigos da área,creio que será menos sofrimento.

  12. Eu já me formei e vou fazer o meu estágio, mas na verdade não estou apreensiva e sim com medo porque eu sei que não é fácil, os meus professores sempre falavam isso.

  13. professora ,gostei do seu comentario, principalmente das dicas ainda não fez estagio ancioso para este dia chegar e imaginando como sera o meu primeiro dia, sera muito importante para me ajuda futuramente.

  14. muito obrigada gostei bastante deste testo,principalmente das dicas, ainda não estagie estou aciosa para este dia chegar e ao mesmo tempo imaginando como será o meu primeiro dia,em uma empresa,este site é muito importante nos ajuda bastante.

  15. Adorei os comentarias, vou lhe dizer, tem empresas que não deixa faltar nenhum EPI e nem EPC,PPRA ,PCMSO, etc mas quando se vai cobrar treinamentos e fazer a segurança como ela deve ser feita. por exemplo o DDS, APR, OS, Check list,treinamentos, avaliações qualitativas, etc, as empresas dão o grito,elas acham que so os Equipamentos de segurança e o suficiente para os profissionais da area.Abraços

  16. Nossa respiro fundo todos os dias e vamos q vamos.. to apenas 2 meses não está sendo facil.. Mas tbn não pretendo desistir facill. Gostei do que li….Abraços,

  17. a ideia de dar dicas de como enfretarmos os primeiros dias de trabalho como tecnico de segurança é muitissimo boa. e aguardo por esse momento tão bom.Abraços!!!!

  18. Olá!!! não imaginam o que aconteceu comigo no meu 1º dia de trabalho. por ser o 1º tecnico de segurança daquela empresa desde a sua fundação, e porque também apareci alí porque a empresa já levaria uma multa bem grande sem os serviços de SST. Então fiquei com medo que me pedissem tudo a nivel de procedimentos para acabar com as multas. então na minha cabeça só rolava mil ideias de documeto e não só. Mas depois dei conta que tudo no momento não se pode fazer. Mas sim aos poucos. E hoje cá estou em fase de aperfeiçoamento na area. Abraços!!!!!!

  19. é… ja passei por algumas das situações e outras que não estão deste texto, me formei em setembro de 2011 e consegui uma vaga em dezembro de 2011, rapido, graças a Deus, porem no 1ºdia quase fui demitido por ter sido mau compreedido em algumas coisas q falei, bom consegui superar tudo,e hoje apesar do pouco tempo na empresa sei que faço uma boa diferença em prol do trabalhador e da empresa, cheguei a chorar uma vez por que chegaram ate amim e disseram que estava querendo aparecer, e a unica coisa que eu faço é tentar ajudar a empresa a promover segurança e saúde aos colaboradores, estasendo muito bom trabalhar nesta empresa estou aprendendo muito, o salario não é tão bom mais isso é o q eu menos me preocupo sei que quando estiver com mais experiencia oportunidades eram aparecer, esse e o conselho que deixo aos novatos assim como eu que estao no seu primeiro emprego como tst, neste momento o salario é o q menos importa aprenda, estude, pesquise… boa sorte aos novos tst.

  20. Vou aguardar os textos Darci, porque vou fazer meu estagio ano que vem e já estou apreensiva.rsr imagine quando for o meu primeiro dia efetivo com tecnico em segurança?kkk obrigada por essas dicas tao importantes abraço.Cátia

  21. MEU PRIMEIRO TRABALHO COMO TEC EM SEG DO TRABALHO FOI MUITO DIFICIL, POIS A EMPRESA NÃO TINHA RECURSOS SUFICIENTES PARA MANTER A OBRA MUITO MAIS NA SEGURANÇA DO TRABALHO. MAIS ENCAREI O DESAFIO FICANDO 5 MESES E DEIXANDO A OBRA E MUITOS AMIGOS Q FIZ. FOI MUITO BOM PARA EXERCITAR AS DOCUMENTAÇÕES E A PRATICA

  22. olha pra quem esta começando como eu suas postagens são muito importante, pos desistem pois muitos colegas desistem por causa das dificuldades em encontrar um auxilio para tentar amenizar problemas na empresa.

  23. Qualquer trabalho no primeiro dia nos deixa apreensível, mais temos que ter confiança no profissional que somos e pedi direção a Deus e não deixar de sermos humildes pois a humildade é o ponto chave da integração com quaisquer grupo de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *