Meu primeiro dia como TST – A empresa nao tem SESMT

Conforme prometi, hoje você vai ler este texto sobre o primeiro item que citei no post Meu primeiro dia como TST Técnico de Segurança do Trabalho.

Como já vimos nos comentários da postagem anterior, as dificuldades podem ser várias no seu primeiro emprego, mas aqui vamos tratar apenas do seu primeiro dia de trabalho.
Vamos tentar levantar alguns itens que servirá de base para seu trabalho futuro (lembre-se: você não conseguirár resolver tudo de uma vez!). Já sabemos que você é o único profissional da área de SST na empresa. Então, vejamos no que podemos ajudar (digo podemos, porque se você – leitor, que já passou por isso, tiver algo para acrescentar, fique a vontade e deixe seu comentário).Meu primeiro dia como TST
Faça sua lista de necessidades básicas:
  •  Conheça seu chefe direto e procure ver o quanto ele está interessado em Segurança do Trabalho;
  • A empresa tem CIPA? Se tiver, procure conhecer o Presidente da CIPA e/ou cipeiros;
  • Anote tudo que a empresa já pratica: EPI, sinalizações, programas obrigatórios, mapa de riscos, etc…
  • Conheça os riscos críticos da empresa (espaço confinado, trabalho em altura, carga suspensa, veículos e equipamentos móveis, máquinas e equipamentos, substâncias perigosas, trabalho a quente, bloqueio de energias);
  • Veririque se já existem procedimentos técnicos e administrativos (APT, APR, PO, IOT, AR – outros procedimentos;
  • Providencie o registro do SESMT junto ao MTE (confira o enquadramento da empresa no quadro I – CNAE e no quadro II da NR4 – dimensionamento);
Creio que você já tem bastante trabalho para o primeiro dia! Não esqueça de fazer um relatório detalhado sobre a situação atual da empresa e apresentar ao seu chefe direto. Assim você terá uma base para definir suas prioridades. Veja se consegue definir junto ao seu chefe os prazos e responsabilidades para os itens críticos.
Um detalhe importante: esteja bem embasado em seus questionamentos, pois poderão surgir perguntas que merecem respostas imediatas.
Tudo isso que tratamos acima deve ser feito de maneira totalmente profissional. Em nenhum momento você deve parecer um intruso dizendo que está tudo errado. Mostre primeiro tudo que está sendo feito de bom e só depois, relacione o que não está sendo atendido e precisa ser corrigido. Cuidado para não parecer arrogante (leia esse texto: A arrogância é o caminho mais curto para o fracasso). Isso seria a pior coisa que poderia acontecer – todo mundo acabaria ficando contra você! Ninguém gosta de ser criticado. Então tome cuidado na colocação das palavras e deixe claro que você precisará da ajuda de todos para fazer seu trabalho.
 
Bom pessoal, por hoje é só! Não esqueça de deixar seus comentários e fiquem a vontade para acrescentar outros itens à nossa lista acima!
 
GLOSSÁRIO
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
APT – Análise Prevencionista da Tarefa ou Trabalho.
APR – Análise Preliminar de Riscos.
PO – Padrão Operacional.
IOT – Instrução Operacional do Trabalho.
AR – Análise de Risco;
CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
 
Sugestão de leitura sobre o tema:


Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


19 thoughts on “Meu primeiro dia como TST – A empresa nao tem SESMT

  1. Muito boas suas dicas,ainda ñ comecei trabalha na area mais fico sempre a mi perguntar como sera meu primeiro dia de trabalho como TCT.Grande abraço!

  2. Depois de 15 anos na área, ainda É FATO o tema acima ..muito bem colocado…o problema na Matriz de responsabilidades ou seja cadeia produtiva das Empresas, ninguem assume 100% suas obrigações com a segurança, utlizo um check list do MPT nas áreas de construção Civil e vou demonstrando as penalidades previstas para o empresário. INFELIZMENTE QUANDO TOCA NO BOLSO DELE, ou se terá um embargo imediato as coisas mudam…sempre com cautela e pró-ativo……então solicito que seja definido uma matriz de responsabilidades com as atuações da produção junto a Segurança do trabalho..Parabens pelos temas abordados.Sempre arquivo em meu notebook.

  3. fUNDAMENTAL PARA TODOS NÓS, QUANDO INICIAMOS UMA JORNADA DE TRABALHO COM GRANDE RESPONSABILIDADE SOBRE NOSSO CUIDADOS É COMUM ENCONTRARMOS BARREIRAS OU SEJA AS DIFICULDADES QUE VEEM PELA FRENTE.AGORA DARCY VOCÊ TEM NOS AJUDADO BASTANTE COM AS PUBLICAÇÕES E ORIENTAÇÕES…OBRIGADO POR TUDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *