Nova norma sobre iluminância para locais de trabalho

Nova norma sobre iluminância nos locais de trabalho
Nova norma sobre iluminância

Nova norma sobre iluminância nos locais de trabalho cancela a norma ABNT NBR 5413

Depois de muito tempo surge uma nova norma brasileira  ( Nova norma sobre iluminância ) que especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos com os parâmetros mínimos de iluminação para que os trabalhadores executem suas tarefas visuais de maneira eficiente e com conforto e segurança.

A Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1, apresenta apresenta adicionalmente quatro anexos informativos, elaborados com o intuito informar detalhes referentes aos requisitos desta Norma elaborados com o intuito de informar detalhes referentes aos requisitos desta Norma.

A norma cancela e substitui as normas ABNT NBR 5413 (Iluminância de interiores), com última revisão em 1992 e a ABNT NBR 5382 (Iluminação de ambientes de trabalho), que havia sido inicialmente publicada em 1977 e que se encontrava sem atualização há 28 anos (desde 1985).
A Comissão de Estudo CE-03:034.04 (Aplicações Luminotécnicas e Medições Fotométricas) do Comitê Brasileiro de Eletricidade (Cobei) foi a responsável pela elaboração dessa norma e contou com a participação de mais de 60 profissionais representantes da Abilux, CIE Brasil, Eletrobras, Procel, Inmetro, Fundacentro, empresas projetistas de sistemas de iluminação, fabricantes de equipamentos de iluminação, laboratórios de ensaios e concessionárias de energia elétrica. Mais informações:

www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=196479

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *