A NR4 nunca vai acabar – será?

SESMT - Acabou a NR4Há quase dois anos publiquei o texto abaixo, com o título: Acabou a NR4 – e agora?. A postagem gerou muitos comentários que registrei ao final do texto. O fato é que a NR4 continua firme e forte e até sofreu algumas atualizações (vários pedidos nos comentários), e que mereceu uma postagem do meu amigo Nestor em seu blog – Nova NR 4: Ilegal e perigosa.

SEGUE ABAIXO O TEXTO QUE PUBLIQUEI E ALGUNS COMENTÁRIOS DA ÉPOCA

Calma gente!!! É apenas uma hipótese!! Aliás, esse é um assunto antigo.  Quando eu estava fazendo o curso (já faz muito tempo), ouvia falar que a NR4 iria acabar.

O tempo passou e a NR4 continua firme e forte, mas e se realmente acabasse, o que seria de nós, profissionais da prevenção?

Qual seria a nossa ocupação? Como as empresas reagiriam – demitiriam todos os profissionais do SESMT? Penso que não. Pelo menos aquelas empresas que acreditam na necessidade da Segurança do Trabalho, tenho certeza que manteriam o serviço. Independente se obrigatório ou não.

No entanto, para aquelas que o fazem por obrigação, na certa não hesitariam em demitir os profissionais da prevenção. Desse modo, muita gente ficaria desempregada.

Não sei se isso vai acontecer um dia, mas se acontecer temos que estar preparados para esse momento. O objetivo deste texto é provocar uma discussão em torno do tema.

Como seria o nosso trabalho sem a obrigatoriedade?

Poderíamos trabalhar como entidades independentes ligadas ao governo, onde faríamos a fiscalização das empresas?

Os acidentes aumentariam?

Dê sua opinião sobre o assunto! Apresente sua ideia!

Enfim, participe da discussão!”

COMENTÁRIOS:

“Olá, boa noite.
Depois da Política Nacional de Segurança do Trabalho, eu não acredito no fim da NR-04, acredito sim é que ela será revisada e melhorada em breve.”

Marcel

“Olá a todos, acho difícil acabar a NR 4, seria mais fácil atualizá-la para a realidade atual. E se realmente acabasse? Quem iria cobrar, fiscalizar, coordenar as ações relativas a segurança no trabalho? Os empresários? Claro que não, mas se realmente acontecesse, haveria um Enxugamento no quadro e não a extinção do profissional de segurança no trabalho.”

Leao

“Olá boa noite, em vez de discutirmos o fim ou ñ da NR4, porque ñ atualizarmos ela, caramba o dimensionamento do SESMT é um ABSURDO!!! VAMOS ATUALIZAR POR FAVOR, como vejam só todas as empresa precisam da CIPA com 20 funcionários acima e e o Técnico de Segurança do Trabalho conforme a grau de risco o minimo é 50 funcionário, ou seja mais TST mais emprego e principalmente muito mais prevenção.”

Amarildo Jorge Caonn

“Realmente seria uma catástrofe para nós profissionais de segurança do trabalho, pois, com lei os empregadores mal cumprem imaginem sem lei que não obriga esses profissionais dentro do quadro de funcionários !!!”

Angelo Silveira

“Olá pessoal, boa noite! Não acredito nessa hipótese, a da extinção da NR4. Tudo tende a evoluir no mundo globalizado. Se ela fosse extinta seria um retrocesso enorme da segurança e os países importadores não aceitariam devido aos tratados assinados. Como a cada momento devemos nos enquadrar nos padrões internacionais, além dos acordos para a comercialização de produtos, isso seria improvável. No entanto cabe sim, um movimento dos profissionais de segurança para a revisão da NR4. Dessa forma teria-se um foco maior na segurança do trabalho chamando a atenção das autoridades competentes além de se fomentar a mentalidade da cultura da SST.”

“Oi Pessoal.
Se a NR 4 fosse extinta muitos TSTs estariam na rua ssrsr! Mas, não acredito que isso aconteça o Brasil está abrindo os olhos para a causa “Saúde e Segurança no Trabalho” a tendência é que as coisas melhorem a cada dia mais para todos os envolvidos em SST.”

Nestor

Gilberto Vilela

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “A NR4 nunca vai acabar – será?

  1. Como pode acabar com Nr 04 se agora a responsabilidade na redução da taxa pela empresa, que comprove a redução dos acidentes para o INSS. (SAT). Pode até acabar com a NR 04 mas surgira outra que torna a profissão do técnico mais importante no contexto da prevenção para empresa e sociedade. Com ela o país já paga muito e sem ela a previdência queda. Ou passa para empresa a responsabilidade de manter os acidentes por sua conta. Acha que não acaba torna a profissão mais importante dentro da empresa.
    Abraço.

  2. Sem hipocrisia, o ideal seria que independente de qualquer obrigatoriedade o empregador goza-se de desconto em seu imposto de renda, por manter a segurança do trabalho em sua empresa e a cada grau de responsabilidade esse desconto seria maior.
    Isso sim é relacionamento de respeito entre patrão empregado e governo.

  3. Nenhuma norma pode acabar precisamos sempre valorizar e buscar cada vez mais o atendimento e entendimento dessas normas.
    Nenhuma empresa por menor que seja não consegue ser Sustentável se não tratar claramente as questões de qualidade, meio ambiente, segurança no trabalho e responsabilidade social.
    Valorizar os funcionários é a meta para tudo isso…

    obrigado
    auditor de sistemas de gestão qualidade, meio ambiente e segurança no trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *