O curso de Seguranca do Trabalho é bom?

o curso de seguranca do trabalho

Mais um artigo sobre o curso de segurança do trabalho

Recentemente escrevi o texto: “Por que devo fazer o curso de Seguranca do Trabalho?“, e prometi escrever sobre cada item que citei no texto.

Hoje vou escrever sobre o primeiro item:

O Curso (de Segurança do Trabalho) é bom?

Para responder essa pergunta temos que analisar o curso por vários aspectos.

  • O curso em si

Se pensarmos apenas como um curso técnico, a resposta é sim – o curso é ótimo. Na área técnica é uma da profissões que tem bastante oferta de emprego e o salário, apesar de variar bastante, pode ser considerado bom.

  • Escolas e professores

Do ponto de visto crítico do curso em si, ou seja, da grade, escolas, professores, carga horária , o curso tem altos e baixos. Tem escolas que se destacam na formação desses profissionais por darem a importância necessária ao curso e investirem em docentes qualificados e equipamentos de medições diversos, para treinamentos e simulados.

Existem escolas que são fracas, mas é preciso citar que muitos docentes não são bem preparados ou não têm a experiência necessária para lecionar.

  • Carga horária

O curso evoluiu bastante desde quando foi criado. Temos colegas que se formaram com curso de apenas um mês (antigos supervisores) e, mesmo nessa época, teve colegas que fizeram o curso junto com o antigo colegial. Hoje a carga horária é bem extensa, o que não quer dizer que o curso melhorou por isso. É fato que algumas disciplinas têm uma carga horária muito elevada e outras deixam a desejar quanto à sua duração.

  • alunos e Alunos

Qualquer curso, por melhor que seja, depende do interesse dos alunos. Isso é fato. Não adianta ter a melhor escola com os melhores professores se o aluno estiver desinteressado.

Quem faz a escola ou o curso ser o bom, é o aluno. Quem tem interesse vai atrás da informação e não fica esperando só do professor.

Portanto, o curso pode ser muito bom ou muito ruim, mas o bom aluno sempre se sairá bem em qualquer escola.

Apenas para registro, quando fiz o curso, eu tive um professor de Higiene do Trabalho que nunca tinha trabalhado em nenhuma empresa. Certo dia ele levou alguns equipamentos para que os alunos fossem à frente e explicassem o uso destes. Quando chegou a minha vez, peguei o decibelímetro digital. Expliquei  desde a calibração até o uso do equipamento. Porém um dos alunos quis saber como se calibrava o decibelímetro analógico. O professor não sabia, mas eu já havia pesquisado sobre o equipamento e na empresa em que eu trabalhava tinha um decibelímetro desse tipo. Respondi a pergunta do colega e o professor agradeceu a minha participação me elogiando pelos meus conhecimentos.

É isso que quero dizer, quando falo em aluno interessado – se o professor não ensinou, não fique resmungando, dizendo que a escola ou o professor é ruim. Procure pela informação que você acha que deveria saber. Essa é a diferença entre um futuro profissional de qualidade e um profissional medíocre.

Não fique esperando da escola ou do professor. Faça você a diferença!

Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


7 thoughts on “O curso de Seguranca do Trabalho é bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *