O equilibrista – segurança do trabalho passou longe

segurança do trabalhoSegurança do Trabalho nas construções caseiras é um problema sério

Eu estava escrevendo um artigo sobre segurança do trabalho para este blog quando parei um pouco para descansar e olhei pela janela e eis que vejo a cena abaixo. Peguei a câmera e registrei mais um momento de atentado à vida. É isso que acontece com os pequenos empreiteiros (existem exceções, é claro).

Pegam as obras e contratam pessoas que obviamente estão precisando trabalhar e acabam se arriscando, enquanto o patrão enche o bolso sem investir nem um centavo em segurança do trabalho.

Segundo dados da 16ª edição do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) 2007, “as empresas deixaram de informar 138,9 mil casos de acidentes de trabalho no ano de 2007”.

Com certeza, grande parte desses acidentes acontecem nessas pequenas empresas que acabam por escondê-los, prejudicando ainda mais o seu empregado.

Situações como o dessa foto são corriqueiras nas pequenas obras. A fiscalização é precária por falta de pessoal e, enquanto o empresário não se conscientizar de que prevenir acidentes pode ser muito vantajoso para a empresa, os acidentes vão continuar acontecendo e muita gente vai continuar a esconde-los, achando que está levando alguma vantagem com esse ato.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “O equilibrista – segurança do trabalho passou longe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *