O processo de redução de acidentes passa pela avaliacao de riscos

O processo de reducao de acidentes passa pela avaliacao de riscos

1. A realização de uma avaliação de risco
Com o processo de redução de acidentes os empregadores devem tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Para evitar acidentes, você deve estabelecer um sistema de gestão de saúde e segurança, que incorpora a avaliação de riscos, gestão de riscos e procedimentos de vigilância. Os princípios orientadores que devem ser considerados durante o processo de avaliação de risco pode ser dividido em uma série de passos:

    • Passo 1. Identificação dos perigos e das pessoas em risco
Criar um procedimento de Avaliação de Risco e definir um grupo para fazer um levantamento de todas as atividades que têm o potencial de causar danos e identificar trabalhadores que podem estar expostos ao perigo.
  • Passo 2. Avaliação e priorização dos riscos
Estimar os riscos existentes (sua gravidade, a sua probabilidade, …) – baixe nossa Planilha de Avaliação de Riscos –  e priorizá-los em ordem de importância. É essencial que o trabalho a ser feito para eliminar ou prevenir riscos seja priorizada.
  • Etapa 3. Decisão sobre medidas preventivas
Identificar as medidas adequadas para eliminar ou controlar os riscos.
  • Passo 4. Agir
Colocar em prática as medidas de prevenção e proteção, através de um plano de prioridades (provavelmente todos os problemas não podem ser resolvidos de imediato) e especificar quem faz o quê e quando, prazos para conclusão e os meios necessários implementar as medidas.
  •  Passo 5. Acompanhamento e revisão

A avaliação deve ser revista em intervalos regulares para garantir que ela permanece atualizada. Tem que ser revisto sempre que ocorrerem mudanças significativas na organização ou como resultado das conclusões da investigação de um acidente ou “quase acidente”.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *