O que um técnico de segurança recém formado deve fazer para conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é o sonho de qualquer técnico de segurança recém formado (e de qualquer outra profissão); mas a dificuldade já começa na busca por um estágio. Neste artigo vou passar algumas dicas que podem ajudar o técnico de segurança recém formado a conseguir seu primeiro emprego.Tecnico-de-segurança-recem-formado-como-conseguir-o-primeiro-emprego-150x110

ESTÁGIO

Se você teve a sorte de fazer um bom estágio em uma empresa que leva a sério a segurança do trabalho, então já está mais perto do seu primeiro emprego, pois isso deve ser colocado em seu currículo – suas experiencias vividas durantes o estágio devem fazer parte do seu currículo.
OTIMISMO É ESSENCIAL
Não existe mágica! Você acabou de se formar. É jovem e está com a expectativa de conseguir seu primeiro emprego! Nada mais justo, depois de tantas horas de estudo, querer aplicar tudo o que aprendeu em sua nova (ou não) profissão.
Para tudo na vida, é importante que o nosso esforço seja grande, porém as vezes isso não é o suficiente e então acabamos nos frustrando e desistindo de um sonho que alimentamos por dias, anos…Não! Isso não é o fim! É preciso ser otimista e ir em frente. Não ficar detido na primeira barreira que encontra ou no primeiro não que se recebe! Seja insistente! Lute!
RELACIONAMENTOS PROMISSORES
Hoje em dia a comunicação está muito rápida e quem sabe usufruir dos meios certos, pode tirar proveito dessas tecnologias para se conseguir seu primeiro emprego. No entanto, a mesma mensagem que você está vendo, pode ser que muita gente também esteja vendo e isso aumenta a concorrência na busca pela vaga.
Certa vez ouvi uma frase que ficou gravada em minha mente, dita por um amigo, após conseguir seu objetivo antes que dezenas de pessoas conseguissem: “É por isso que é importante ter amigos certos nos lugares certos.” Pode crer, a vida gira em torno disso! Se você tem dificuldade em se relacionar, vive fechado dentro de você mesmo, com certeza terá mais dificuldade de conseguir seu emprego tão sonhado! Outros passarão na sua frente e você vai ficando no final da fila! Então não fique aí parado!

ONDE JOGAR SUAS CARTADAS

  1. Comece pelos amigos mais chegados! Ligue! Faça uma visita e diga que você está formado (a) e que está a procura de um emprego. Quando as pessoas sabem o que você faz, elas se lembram de você quando vêm um  anúncio ou  alguma dica de alguém sobre a sua profissão.
  2. Cadastre-se em sites de empregos. Faça uma pesquisa no google, encontre um que lhe agrade  e não tenha medo de investir algum dinheiro, pois é certo que receberá algumas ofertas de emprego.
  3. Redes  Sociais (se não tem cadastro, faça agora!)
  4. Se já tem um perfil – atualize com a nova profissão;
  5. Faça parte dos grupos de discussão e aproveite para se colocar a disposição para o mercado;
  6. Cadastre seu email nos sites / blogs de Segurança do Trabalho (digite segurança do trabalho no google e vai encontrar os principais sites e blogs nas primeiras páginas, como por exemplo o blog do meu amigo Nestor – Segurança do Trabalho NWN), assim receberá as atualizações em seu email e se manterá informado (a) sobre as mudanças e novas legislações;
  7. Só no Linkedin, são mais de 300 grupos sobre segurança do trabalho; no Facebook são centenas de grupos e milhares de páginas sobre segurança do trabalho.
  8. Distribua currículos nas portas de empresas (para não perder tempo – veja no site da empresa se não é possível cadastrar pelo site), mas lembre-se – se tiver um amigo lá dentro, as coisas podem ficar mais fáceis;

Pode ser que até agora, você já sabia de tudo que escrevi, mas a pergunta é: você já fez tudo isso? Se não fez, está na hora de começar! Todos nós sabemos da dificuldade se conseguir o primeiro emprego, mas aquilo que está ao nosso alcance, temos que fazer. O resto depende de sua fé! Creia que vai conseguir e conseguirá. 

Use todos os meios possíveis. Por exemplo: digitando-se no google “primeiro emprego”, você vai descobrir coisas muito interessantes do tipo:Governo do Estado de São Paulo dispõe do programa Jovem Cidadão — Meu Primeiro Trabalho”. Outro que você vai encontrar é o site do Grupo Pão de Açúcar, que  dispõe de um canal específico para o primeiro emprego. E tem muito mais por aí!

Enfim, use todos os meios possíveis e leia tudo que encontrar sobre o tema, pois estará bem preparado assim que surgir a oportunidade. Aqui mesmo no Tem Segurança, há muitas dicas que podem ajudar no tão sonhado emprego como Técnico de Segurança. Arregace as mangas e vá em frente! 

E lembre-se – terá sempre um amigo aqui no Tem Segurança, com quem poderá contar!

Create your free online surveys with SurveyMonkey , the world’s leading questionnaire tool.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


7 thoughts on “O que um técnico de segurança recém formado deve fazer para conseguir o primeiro emprego

  1. sou recém formada. mas fiz estagio em uma empresa e fui contratada a partir do 15 dia de estagio, e estou trabalhando ate hoje, mas essas dicas são fundamentais para nos.
    Eu pedi muitas dicas para o NESTOR WALDHELM NETO SOU ETERNAMENTE GRATA A NESTOR.
    OBRIGADA PELAS DICAS

  2. O téc. novo no mercado já deve começar a se afirmar desde o estágio e comparecer aos eventos da área para fazer comntato com os profissionais que já estão trabalahando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *