Os fatores humanos na prevenção de acidentes

Acidente de trabalhoOs fatores humanos são na maioria dos casos, os responsáveis por acidentes que vão, desde simples lesões até aqueles com elevado grau de risco ou té fatais. Compreender esses fatores é imprescindível para a correta gestão das pessoas e suas capacidades de trabalho com segurança. Os fatores humanos podem ser definidos como:

  • “Fatores humanos referem-se a fatores ambientais, organizacionais e de trabalho, e as características humanas e individuais, que influenciam o comportamento no trabalho de uma forma que pode afetar a saúde e segurança”

Esta definição inclui três aspectos inter-relacionados que devem ser considerados: o trabalho, o indivíduo e a organização:

O Trabalho

  • Incluindo áreas como a natureza da tarefa, carga de trabalho, o ambiente de trabalho, o layout e controles, e o papel dos procedimentos. As tarefas devem ser concebidas de acordo com os princípios de ergonomia para tomar conta de ambos os limites humanos e pontos fortes. Isso inclui a correspondência entre o esforço físico e/ou mental e limitações das pessoas. Aspectos mentais que incluem percepção, atenção e exigências nas tomadas de decisão.

O Indivíduo

Incluindo seu / sua competência, habilidades, personalidade, atitude e percepção de risco. Características individuais influenciam o comportamento de maneiras complexas. Algumas características como personalidade são fixas; outros, tais como habilidades e atitudes podem ser alteradas ou melhoradas.

A Organização

  • Incluindo padrões de trabalho, a cultura do local de trabalho, recursos, comunicações, liderança e assim por diante. Tais fatores são muitas vezes negligenciados durante a concepção dos postos de trabalho, mas tem uma influência significativa no comportamento individual e em grupo.

Em outras palavras, os fatores humanos se relacionam com o que as pessoas estão irão fazer (a tarefa e as suas características); e como vão fazer (o indivíduo e sua competência) e onde eles estão trabalhando (a organização e seus atributos), todos os que são influenciadas pela preocupação social mais amplo, tanto a nível local e até fora de seu ambiente de trabalho.

As intervenções nos fatores humanos não serão eficazes se considerarem estes aspectos de forma isolada. O escopo do que se entende por fatores humanos inclui sistemas organizacionais e é consideravelmente mais amplo do que as visões tradicionais de fatores humanos / ergonomia. Os fatores humanos pode, e deve, ser incluído dentro de um bom sistema de gestão de segurança e por isso pode ser examinado de forma semelhante a qualquer outro sistema de controle de risco.

Fatores Humanos: os benefícios do negócio

Se alguém acha que a segurança é um custo, é porque não sabe qual o custo de um acidente… Gerenciar falhas humanas é essencial para evitar acidentes graves e problemas de saúde, os quais podem gerar altos custos a empresa, a sua imagem e até sua permanência no mercado.

As empresas de sucesso alcançam alta produtividade e qualidade, garantindo saúde e segurança. Boa tecnologia combinada com os melhores sistemas de trabalho podem ajudar a atingir esses objetivos. Os melhores sistemas de trabalho baseiam-se em ter uma força de trabalho qualificada, com trabalhos bem elaborados que sejam apropriados às capacidades dos indivíduos.

A influência de fatores biológicos, psicológicos e organizacionais sobre um indivíduo no trabalho pode afetar sua saúde e segurança, mas também afeta a sua eficiência e produtividade.

Os indivíduos têm uma ampla gama de habilidades e limitações. Os Fatores Humanos (envolve a ergonomia) se concentra em como fazer o melhor uso desses recursos: através da concepção de postos de trabalho e equipamentos, que são próprias para as pessoas. Isto não só melhora a sua saúde e segurança, mas muitas vezes garante um melhor desempenho gerando ganhos para si (saúde e segurança) e para a organização (mais produtividade com menos custos.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


2 thoughts on “Os fatores humanos na prevenção de acidentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *