Os riscos dos gases refrigerantes

O que é um gás refrigerantes

O fluido refrigerante,  mais conhecido como “gás refrigerante”, é um produto químico responsável pelas trocas térmicas nos sistemas de refrigeração e climatização. Eles são capazes de passar facilmente do estado líquido a gás, e vice-versa.
Há diversos tipos de fluidos refrigerantes, tais como: os refrigerantes halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados (metano e outros). 

No processo, eles absorvem o calor e refrigeram o ambiente. Por estas razões, estas substâncias são ideais para utilização em sistemas de refrigeração por compressão de vapor. Os sistemas de refrigeração podem ser encontrados em uma variedade de locais de trabalho, tais como instalações de lazer (pistas de gelo) e câmaras frigoríficas.

Alguns refrigerantes, como a amônia, são muito tóxicos. Outros gases refrigerantes, conhecidos sob o nome comercial de Freon, não são tóxicos. 

Embora refrigerantes Freon tem baixa toxicidade, a concentrações muito elevadas podem deslocar oxigênio. Sem oxigênio para respirar, os trabalhadores podem se ferir ou morrer.

O que acontece se eu for exposto a fluidos refrigerantes Freon?

Se você ficar exposto a altas concentrações destes refrigerantes,  pode sentir uma série de sintomas, incluindo o seguinte:

  • Tontura
  • Desorientação
  • Narcose (sonolência)
  • Náusea
  • Vômitos
  • Arritmia cardíaca
  • Aperto no peito e dificuldade para respirar

À medida que mais oxigênio é deslocado, a exposição continuada pode levar à asfixia, coma, depressão do sistema nervoso central, e, eventualmente, a morte.

Continua...COMO CONTROLAR OS RISCOS DOS GASES REFRIGERANTES

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *