Perfil Profissiografico Previdenciário PPP

Perfil Profissiografico Previdenciário PPP

Preenchendo o Perfil Profissiográfico Previdenciário corretamente

Fazer um Perfil Profissiografico Previdenciário PPP não é tarefa difícil, mas também não é um trabalho qualquer, pois envolve a legislação e, como nós sabemos muito bem, tudo que envolve leis é um trabalho muito mais sério. Eu faço PPP todos os dias na empresa e mesmo assim as vezes me deparo com alguns que me dão um pouco de dor de cabeça. Vou descrever neste artigo alguns percalços que podem ocorrer na confecção desse documento. Não tenho a intenção de detalhar todos os campos do PPP. Para isso existem outros documentos (aqui mesmo, na seção Download, você encontra alguns que explicam muito bem cada campo).

Início

  • Você precisa ter o formulário em mãos, ou melhor, na forma digital. Você pode baixar no site do Ministério da Previdência Social na versão PDF ou WORD.
  • A primeira parte, que vai do campo 1 ao 13.7, normalmente é preenchido pelo Departamento Pessoal, mas pode ser que o Técnico de Segurança tenha que fazer isso também.Portanto, é bom saber o que significa cada campo.
  • A partir do campo 14 é que começa a nossa tarefa principal e que vai até o campo 16.4. É nesse espaço que você vai colocar a vida profissional do funcionário.

Problemas

  • O funcionário saiu da empresa há muito tempo e você não tem informações exatas em que seção ele trabalhava. Sugestão: Procure as pessoas mais antigas na empresa e veja se alguém se lembra da pessoa. Em último caso entre contato com o interessado e peça para ele descrever a seção que ele trabalhava e onde ficava. Assim é possível fazer comparação com as seções atuais e os agentes ambientais da época.
  • Você não tem registro de entrega de EPI’s. Sujestão: Até 06/07/1978, não existiam leis que exigissem os equipamentos, portanto você não precisa colocar. Se o período for após a data acima, você terá que por o EPI da época. Então terá que pesquisar na empresa para saber exatamente quais eram os equipamentos comprados na época. Se a empresa não fornecia EPI’s, é melhor não colocar nada.
  • O funcionário estava locado em uma seção, mas trabalhava em outra. Sugestão: Coloque os dados ambientais do local exato em que ele trabalhava e coloque na descrição das suas atividades que eram “as mesmas condições ambientais do pedreiro na seção tal”, por exemplo.

Podem aparecer outros problemas e que no momento eu não me lembro, mas o que não podemos esquecer é que, tudo que você colocar no PPP tem que ter embasamento legal. Trabalhe sempre com dados que você possa comprovar depois. É comum o INSS pedir explicações sobre o PPP. Portanto, tenha em mente que a qualquer momento você poderá ser questionado. Em caso de dúvida, uma boa atitude é consultar o INSS.

Leia também o texto do site Areaseg.com Perguntas e respostas sobre o PPP.

Baixe o arquivo Instruções para preenchimento de PPP.
Leia também: COMO PREENCHER O CAMPO 15 DO PPP

Darcy Mendes Darcy Mendes (786 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio.
Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “Perfil Profissiografico Previdenciário PPP

  1. Boa tarde!

    trabalhei em uma metalúrgica a 12 anos atrás. Esta empresa acabou fechando e a documentação da mesma sumiu.
    Estou encaminhando a aposentadoria ,como posso provar que o ambiente de trabalho era insalubre, sendo que não tenho acesso ao PPP ?

    Obrigado?

    1. Olá Evandro,

      Eu acho que você deve procurar alguém que aposentou nessa empresa e trabalhava no mesmo setor que você. Possivelmente terá cópia dos documentos que comprovam a sua exposição. Talvez por meio de um advogado seja possível conseguir o reconhecimento do tempo de trabalho como especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *