Perguntas sobre segurança do trabalho

Perguntas-sobre-segurança-do-trabalhoRecebo muitas perguntas sobre segurança e saúde no trabalho, seja via email, página de contato aqui do blog ou pelo chat (está desativado no momento, mas vou reativar em breve). Sempre tento responder a todos, mas as vezes por falta de tempo ou porque não sei mesmo, acabo demorando para responder. Pensando nisso resolvi fazer esta postagem com algumas perguntas que recebi nas últimas semanas. Tem alguns itens que não serão perguntas, mas colegas que estão precisando de materiais (nesses casos, os materiais ou link devem ser enviados ao meu e-mail de e eu envio para o interessado – isso é para proteger os emails dos leitores).

A ideia é que, através dos meus contatos nas redes sociais, outros colegas ajudem a responder esses questionamentos. 

As perguntas podem ser respondidas nos próprios comentários ou nas páginas sociais!! 

Vamos às perguntas:

  1. Necessito de modelo de treinamento da NR 12, para prensas, injetoras e maquinas de corte e solda, com a respectiva avaliação.
  2. Como se cobra $$$ para elaborar um PPRA?
  3. Quais equipamentos mínimos de medição necessários para quem está começando em consultoria?
  4. A empresa é obrigada a apresentar o PGR antes de iniciar o empreendimento?
  5. Poderia me informar se a função de telefonista tem risco?
  6. Gostaria de uma ajuda qual a portaria que posso encontrar a informação sobre os elevadores de cabo na Construção Civil
  7. Gostaria de no próximo ano fazer um curso superior, porém em dúvidas em qual curso fazer, pois não queria sair dessa área.
     O que você sugere?
  8. Gostaria de saber se existe alguma proibição nas normas que proíba a troca dos computadores convencionais por notebook para trabalhadores de recepção em clinicas.
  9. Gostaria de saber se no curso de segurança do trabalho eu encontrarei fácil opção de estagio ou até mesmo uma oportunidade de emprego.
  10. Recebi uns dados dos quais vou ter q calcular ruido, fizeram uma amostragem de 15 minutos com um decibelímetro onde trouxeram 4 resultados. 79.8, 77.5, 86.5, 87.4, pediram que eu faça o calculo. E agora?

Aí estão as dez primeiras questões!! Toda ajuda será bem vinda!!

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


6 thoughts on “Perguntas sobre segurança do trabalho

    1. Olá Gilvan,
      Segue a resposta:
      Especificações das opções “A” e “C” no decibelímetro.
      Na opção ‘A’ o aparelho irá simular a curva de resposta do ouvido humano. Essa deverá ser a opção escolhida quando se quiser fazer a medição do ruído ambiente.
      Na opção ‘C’ a curva de resposta do decibelímetro será praticamente plana. Essa opção deverá ser escolhida quando se quiser medir o ruído gerado por máquinas e equipamentos.

      Abraços,

  1. Segundo o anexo 1 da NR-15:c1/t1+c2/t2+c3/t3…..+cn/tn
    exceder a unidade, a exposição estará acima do limite de tolerância.
    Na equação acima, Cn indica o tempo total que o trabalhador fica exposto a um nível de ruído específico, e Tn indica a máxima exposição diária permissível a este nível, segundo o Quadro deste Anexo. Dos resultados apresentados, somente os que estão acima do límite minímo para exposição ao ruído nos interessam.
    86,5 e 87,4 sendo o tempo de cada leitura 15min.
    86,5 ….. 420 m
    87,4 ….. 320 m
    15/420=0,035
    15/320=0,046
    Dose diária>1—> como descrito acima.
    D=0,035+0.046=0,081
    D=0,081 portanto menor que a unidade ou D>1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *