Plano de redução de acidente é lançado pelo governo

Plano de redução de acidentes é lançado pelo governoDe acordo com a divulgação nesta segunda-feira, 30, pelo ministério do trabalho, trata-se de um plano de ação para a redução de acidentes de trabalho no País, visando a redução dos danos aos trabalhadores, às empresas e, claro, menos custo ao Orçamento da União.

A previsão com a estratégia é de uma redução nos valores gastos pelo governo com acidentes de trabalho e também intensificar as ações fiscais para proteção do trabalhador“, cita o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em nota. O plano será apresentado em Brasília por Manoel Dias.

De acordo com o ministério, entre 2008 e 2013, foram mais de RS$ 50 bilhões com gastos previdenciários pagos pelo INSS, com auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. A taxa de mortalidade por acidentes e doenças do trabalho, em 2013, foi 6,5 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Durante os anos de 1998 e 2013, ocorreram 14.566.870 acidentes e doenças de trabalho no Brasil, enquanto, entre 1996 e 2011, foram notificadas 47.597 mortes no trabalho.

É bom ficar de olho, pois algumas ações previstas no plano, vão afetar diretamente as empresas negligentes quanto à prevenção. O ministério quer aumentar o número de auditores e também, em outra vertente,  “o INSS poderá ajuizar ação regressiva, cobrando da empresa o custo que vai ter com o beneficio daquele trabalhador. Então, é também uma excelente medida de prevenção, a empresa vai tomar mais cuidado para que não haja acidente e ela não tenha que arcar com a despesa”, explica Marinho – diretor de Segurança e Saúde no Trabalho

Gostou deste artigo?

Então inscreva-se GRÁTIS para receber todas as novidades no seu e-mail!

Coloque seu email abaixo e clique em Assinar

 

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “Plano de redução de acidente é lançado pelo governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *