Por Que Investir na SIPAT?

por-que-investir-na-sipatA SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), é importante para as grandes e pequenas fábricas ou indústrias, pela conscientização e prevenção de acidentes e saúde dos trabalhadores. É uma semana estruturada para unir o trabalhador com a sua equipe em favor da segurança através de atividades interativas como palestras e peças teatrais, jogos, brincadeiras e dinâmicas que envolvam temas relacionados à saúde e segurança.

Todas estas atividades possuem um propósito específico que deverá atender a necessidade da empresa.

Neste artigo, iremos ressaltar quais são os benefícios que uma empresa tem quando realiza este evento e porque sua empresa deve fazer uma SIPAT.

Segurança e produtividade

Muito se beneficia da SIPAT, a instituição que oferece a seus trabalhadores uma semana rica em informações e conteúdo prático. As pessoas costumam deixar passar algumas recomendações de segurança por não compreenderem fundamentalmente, a razão da sua importância no dia a dia no trabalho. Na SIPAT, muito se esclarece sobre a importância de se manter seguro utilizando as normas de conduta necessárias, algumas dúvidas a respeito de saúde e segurança podem ser sanadas e, os organizadores ainda contribuem motivando os trabalhadores a utilizarem os equipamentos de segurança recomendados, através do entretenimento.

Uma SIPAT bem estruturada favorece também, que a empresa solucione diversos problemas específicos como, vícios, uso de drogas, abusos, má conduta e outras necessidades que o SESMT/CIPA identificarem em reuniões prévias.

Para o palestrante Rafael Lobo da empresa Conceito Zen, um dos fatores que determinam o sucesso ou não de uma SIPAT é a organização antecipada do evento, além da colaboração de todos os membros do SESMT/CIPA.

Uma vez que estes trabalhadores se sentem seguros, motivados, e com o espírito de equipe revigorado para praticar suas atividades, os seus resultados podem ser multiplicados. A empresa ganha em produtividade e pode lucrar mais. E por falar em lucros, o número de processos contra a empresa diminui, assim como, os afastamentos, quando os trabalhadores estão empenhados em colaborar com a própria segurança, e isto significa menos prejuízos.

A SIPAT promove a integração

A integração é importante para que não se perca em produtividade. É muito difícil para o trabalhador desenvolver o máximo de sua capacidade quando não sente que pode falar abertamente com o seu chefe ou outros membros de sua equipe. Ele pode considerar que é melhor fazer o que pode com os recursos e a atenção que recebe, mesmo que isto signifique render menos.

Mas como esta atitude não é favorável para a empresa, pois não constrói uma equipe forte, durante uma SIPAT, em que os eventos acontecem de forma interativa, esta união pode ser promovida ou resgatada.

Equipes que se complementam e interagem bem, rendem mais, e isto favorece o desenvolvimento saudável e lucrativo das empresas.

Bem estar do trabalhador

É importante que o trabalhador se sinta bem, não só no ambiente da empresa, como também, no lar, com sua família. Não raro levamos para o trabalho nossos problemas pessoais, sentimo-nos estressados, cansados, com dores no corpo e os pensamentos nos problemas. Esta rotina não é saudável para o trabalhador e a empresa poderá sofrer as consequências.

Durante uma SIPAT é possível que haja palestras de todos os tipos, podem ser motivacionais, educativas, de saúde ou bem estar. Há inclusive, empresas que convidam toda a família para participar do evento já, com a intenção de oferecer apoio moral, também para a esposa e filhos.

As empresas devem fazer com que a SIPAT aconteça de maneira obrigatória, pelo menos uma vez por ano segundo a Legislação Trabalhista brasileira, mas sem perder o foco principal que é orientar de forma prática os funcionários quanto à questões de saúde e segurança.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *