Prevenção de incêndios – o que fazer para eliminar os riscos

Prevenção de incêndiosTrabalhando na prevenção de incêndios através das avaliações de riscos

A prevenção de incêndios deve ser um tema constante nas empresas, pois os sinistros estão, geralmente, ligados a perdas materiais significativas. É óbvio que a preocupação deve ser, primeiramente com as vidas e depois com o patrimônio, mas para isso é preciso que as pessoas entendam o seu papel na prevenção de incêndios.

LEGISLAÇÃO

Com exceção da NR 20 e 23, a legislação sobre prevenção de incêndios é criada pelos estados e, por isso mesmo, têm similaridades, mas não são idênticas. Portanto, é sempre recomendável consultar a legislação do estado e da cidade.

BRIGADISTAS

Independente de legislação, cada empresa deve ter em seu quadro pessoas treinadas na prevenção e combate a incêndios.

É recomendável distribuir tarefas aos brigadistas: inspeção e controle de equipamentos de incêndio, instrução para os funcionários das áreas, simulados, etc.

PROCEDIMENTOS

A empresa deve ter procedimento específico para atendimento às emergências (PAE – Plano de Atendimento a Emergência). Neste plano deve constar as áreas classificadas, cenários de emergências, organograma, definição de papéis e responsabilidades.

TRABALHO A QUENTE

Ter procedimento específico para trabalhos a quente em áreas classificadas é uma boa medida de prevenção.

INSPEÇÕES

Nas inspeções de rotina, inspeções gerenciais, inspeções da CIPA, deve constar itens de verificação dos sistemas antincêndio.

ARMAZENAMENTO

As áreas de armazenamento interno de materiais inflamáveis devem ser construídas de acordo com as normas existentes e atender:

  • Área com ventilação natural,
  • Instalação elétrica à prova de explosão, de acordo com a NR10,
  • Sistema de combate a incêndio com extintores apropriados e outros sistemas que se fizer necessário.

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

Por último, vamos falar da organização e limpeza, pois é um dos fatores mais importantes na prevenção de incêndio. Se a empresa trabalha com o 5S, provavelmente já atende este item e não terá muito o que fazer, mas se não há um programa instalado, então é preciso adotar urgentemente o programa 5S ou outro similar.

Manter a área organizada é um meio de prevenção muito eficaz, pois diminui o risco de princípios de incêndios por acúmulo de materiais inflamáveis e fontes de calor muito próximos.

CONCLUSÃO

Os itens acima nos dão um caminho para melhorarmos a prevenção de incêndios, mas é preciso estar atento aos detalhes. Não basta cumprir leis. Tem que por em prática as lições aprendidas dos muitos casos que conhecemos. Só assim, estaremos efetivamente prevenindo incêndios.

Darcy Mendes Darcy Mendes (780 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *