Principais ferramentas de segurança

Principais ferramentas de segurança para prevenção de acidentes

São tantas as ferramentas de segurança para prevenção de acidentes, mas vamos tratar apenas daquelas que considero de grande importância. A grande maioria das ferramentas de segurança são fáceis de implementar, porém é preciso saber trabalhar para que não caiam em descrédito. Algumas dependem diretamente da participação dos funcionários, e é nesse ponto que as coisas podem complicar se a estratégia não for bem planejada. Vejamos então algumas delas:

DDS

Essa ferramenta de segurança  é, com certeza, a mais utilizada nas empresas (leia O QUE É E COMO APLICAR CORRETAMENTE O DDS). Esta é uma ferramenta que, se for bem utilizada, tem papel fundamental na prevenção de acidentes.

Registro de prevenção

Essa ferramenta de segurança é muito conhecida, no entanto o nome pode ser diferente; Fale Fácil, Veja e Anote, Prevenção Já, Registro Preventivo, etc…

É uma ferramenta que exige uma boa estratégia de divulgação e convencimento do trabalhador. O trabalhador pode ficar com medo de registrar os desvios e receber retalhação da chefia. Nesse ponto, fica claro que o maior trabalho é convencer a supervisão primeiro e só depois partir para os funcionários.

Análise de Risco

É também, uma ferramenta que tem vários nomes – Análise Preliminar de Risco, Análise Preventiva de Risco, Análise Preventiva da Tarefa, Permissão Para Trabalho, etc. 

Veja alguns textos já publicados sobre o tema:

A análise de risco é uma das principais ferramentas de prevenção de acidentes. Quando bem elaborada, sem esquecer nenhum detalhe, praticamente elimina a possibilidade de um acidente de trabalho.

Observação de Riscos no Trabalho

Essa é uma ferramenta que tem foco no comportamento do trabalhador (também conhecida como ORT). Sua aplicação depende de treinamento, tanto para quem vai observar, quanto para o observador. Veja algumas publicações específicas sobre essa ferramenta:

OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL – COM ELA É POSSÍVEL IDENTIFICAR RISCOS OCULTOS DAS ATIVIDADES

Em busca de um comportamento mais seguro dos trabalhadores

Conforme citei acima, as ferramentas de segurança são muitas, mas essas eu acho de suma importância para qualquer empresa.

E na sua empresa? Quais ferramentas você usa?

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *