Proteção em Instalações Eletricas – Série 100% cento seguro

Proteção em Instalações EletricasEsse video sobre proteção em instalações elétricas é o terceiro de uma série de 100 videos

Os videos foram criados pela parceira Sinduscon, Sevic e SESI.

“Em um canteiro de obras, qualquer descuido pode ser fatal. Já imaginou o que pode acontecer se você levar um choque elétrico? Para fugir do susto, preste atenção nas orientações sobre a proteção em instalações elétricas. O projeto e a supervisão são tarefas para um profissional legalmente habilitado. Os eletricistas em serviço devem ter formação em curso específico.
Mesmo provisória, a instalação elétrica requer atenção:
• Quando achar algum fio desencapado, chame o eletricista para fazer o isolamento adequado com fita isolante. Todas as extensões da obra devem ser feitas com condutores de dupla isolação.
• Quadros de distribuição de energia devem ficar trancados e os equipamentos elétricos aterrados, ligados ao solo.
• Mantenha o local de trabalho organizado: arrume os fios e os cabos para não atrapalhar a passagem de carros e pessoas.
• Disjuntores são obrigatórios em todas as máquinas e devem ter cadeado, este acessível apenas aos trabalhadores autorizados.
• Equipamentos só podem ser ligados ou desligados com a chave. Gambiarras não podem ser feitas na rede. Use tomadas, uma para cada equipamento, sem ligar mais de um no mesmo dispositivo. Proteja os plugues da água e da umidade.”



Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *