Protegendo seus olhos – veja as dicas

Protegendo seus olhosSão muito as atividades em que nossos olhos ficam expostos. Sendo assim, resolvi escrever este post Protegendo Seus Olhos – Veja as Dicas.

No entanto aqui vamos falar de maneira geral os meios de proteção para os olhos. Nada dispensa um bom estudo das atividades para se saber qual é a melhor proteção a ser adotada. Os riscos podem variar de doenças infecciosas até acidentes leves a muito graves.

As doenças infecciosas pode ser transmitida através de vários mecanismos, entre os quais podem ser introduzidas através das membranas mucosas do olho (conjuntiva). Estes incluem vírus e bactérias que podem causar conjuntivite (por exemplo, adenovirus, herpes simplex, Staphylococcus aureus) e vírus que podem causar infecções sistémicas, incluindo vírus transmitidos pelo sangue (por exemplo, hepatite B e C, vírus da imunodeficiência humana), vírus de herpes, e rinovírus. Os agentes infecciosos são introduzidos no olho, quer diretamente (por exemplo, salpicos de sangue, gotículas respiratórias geradas durante a tosse ou aspiração) ou de tocar os olhos com os dedos contaminados ou outros objetos.

As proteções dos olhos fornecem uma barreira para evitar o contato come materiais que podem causar uma infecção.

Protegendo seus olhos1

Clique AQUI e veja vários modelos de óculos

A proteção ocular escolhida para situações específicas de trabalho depende das circunstâncias da exposição, outros EPI utilizados, e as necessidades de visão pessoal. Existe uma grande variedade de tipos de óculos de proteção, e a seleção apropriada deve basear-se em alguns fatores, sendo o mais importante a natureza e extensão do perigo. As proteções dos olhos devem ser confortável e permitir a visão periférica suficiente e deve ser ajustável para garantir uma maior segurança. 

A seleção deve ser determinada a partir de uma avaliação de cada atividade, incluindo os requisitos regulamentares, quando aplicáveis. Essas avaliações de risco exigem uma compreensão clara das tarefas, incluindo o conhecimento das potenciais rotas de exposição e as chances para a exposição na tarefa avaliada (natureza e extensão do contato do trabalhador com o agente). Relatórios de incidentes ou acidentes devem ser revistos para identificar se já houve alguma lesão ou infecção e se poderiam ter sido evitados pelo uso adequado de óculos de proteção.

Alguns dispositivos comuns de proteção ocular:

ÓCULOS

Alguns óculos são indiretamente ventilados e possuem revestimento antiembaçante. São práticos e confiáveis contra respingos, sprays e gotículas respiratórias. Possuem boa visão periférica e também podem ser resistentes a impactos.

Porém, é preciso tomar cuidado na escolha desses óculos. Recomendo que sejam feitos testes para saber sua real proteção e a aceitação por parte dos empregados.

Para ser eficaz os óculos de proteção devem ser confortáveis, específicos para a atividade e, se necessário, ser utilizado em conjunto com outros EPI.

Viseira OU PROTETOR FACIAL

Algumas máscaras podem ser usadas ​​como uma alternativa de controle de infecção quando é necessário também de proteção respiratória. Nesse caso, dispensa-se o uso de óculos, pois a máscara facial faz a proteção contra os agentes. Aqui faço uma ressalva: essas máscaras comumente não protegem contra impactos, sendo assim, não devem ser usados contra esses agentes.

Existem também, os protetores faciais descartáveis ​​para pessoal médico feitos de filmes leves que estão ligados a uma máscara cirúrgica ou ajusta livremente em torno do rosto.

Essas também são proteções específicas.

Proteção para quem usa óculos de grau

O mercado de óculos de proteção está bem servido de modelos que atendem às mais variadas exigências, no entanto, para quem usa óculos de grau é sempre um problema a necessidade óculos de proteção. Existem as lentes de grau que são endurecidas e são bastante utilizadas, mas te gente que prefere usar seus próprios óculos de grau. Nesse caso, é necessário adotar óculos de sobrepor (tem muitos modelos).

Que combinação de proteção para os olhos e outros EPI

Dependendo a  situação, pode ser necessária a utilização de vários EPI, o que pode significar problemas no ajuste ideal dos óculos. Se a proteção dos olhos ficar comprometida, deve-se buscar outras alternativas para os outros EPI que representem menos risco ao empregado.

Como deve ser feita higienização dos óculos

Procedimentos específicos de limpeza devem ser adotados para uma boa utilização e conservação do EPI. O ideal é consultar o fabricante para saber qual a melhor maneira de higienizar o óculos. Além disso, é recomendado treinar os empregados na correta utilização dos óculos de proteção, bem como, a sua correta higienização.

Bom, acho que é isso! Posso ter esquecido alguma coisa. Então fica aberto as sugestões e comentários logo aí embaixo!!!



style=”display:inline-block;width:728px;height:15px”
data-ad-client=”ca-pub-2721786107493332″
data-ad-slot=”1113661084″>

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *