Qual é o peso maximo que suporta um cinto de segurança

sugestão de video para treinamento de trabalho em alturaEssa é uma pergunta que tenho ouvido muitas vezes, pois nos treinamentos de trabalho em altura essa é uma das principais dúvidas entre os treinandos. Mas qual será o peso máximo que suporta um cinto de segurança?

Em primeiro lugar precisamos esclarecer que não existe nenhuma lei que determine a carga máxima do cinto de segurança. O que existe é a NBR – 15836:2010, que especifica os métodos utilizados para ensaios nos cinturões tipo paraquedista, ou seja:

Um manequim pesando 100kg caindo de uma altura de 4m – fator 2 (para maiores detalhe consulte a NBR acima).

Portanto, não é recomendado o uso de outro método para teste nos cintos, pois não haveria respaldo  normativo algum que tornasse este método de ensaio válido. O MTE só deveria emitir Certificado de Aprovação para cintos testados conforme estabelece a NBR – 15836. No entanto, é sabido que existem cintos com CA para pesos acima dos 100 kg.

Proibição do trabalhador acima de 100 kg executar atividade em altura
É sabido que não existe nenhuma base legal que proíba trabalhadores com mais de 100 kg de executar um trabalho em altura. As NBR’s de EPI para trabalho em altura apenas especificam uma massa de 100 Kg como um padrão de testes em uma condição limite. São normas elaboradas para estabelecer requisitos e metodologias de ensaios relativas a produtos e não de procedimento de trabalho. Por garantia, é recomendado que as empresas possuam procedimentos próprios com as regras para trabalho em altura. Inclusive, adotando controle de Permissão Para Trabalho ligados à capacitação do funcionário e ao ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, onde o trabalhador com mais de 100kg não devem receber sua permissão, ficando restritos à execução de trabalhos em altura.

Conforme vimos acima, embora não exista uma legislação a respeito, ficaria difícil uma defesa caso alguém com mais de 100 kg sofra um acidente onde o cinto se rompa, pois o fabricante não garante o cinto e, se assim o fizer, estará infringindo a norma técnica.

Em nosso entendimento, o limite de peso para trabalho em altura deve ser mesmo 100 kg.

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


24 thoughts on “Qual é o peso maximo que suporta um cinto de segurança

  1. Muito interessante a discussão, seria bom a opinião de um jurista ou exemplos de alguma jurisprudência….. Contradição é o nome dessa nossa área, são muitas. Gostaria de saber se alguém encontrou algo sobre o limite de idade. Ví alguns textos falando em idade entre 21 e 45 anos. Mas não achei na legislação. Alguém sabe da onde veio essa informação?

    1. Olá André,

      Eu desconheço essa questão da idade. Talvez alguma empresa adote isso. Na empresa onde trabalho o critério é definido com os exames médicos; aqueles que estão na legislação. Se o funcionário está bem de saúde não tem porque proibi-lo de trabalhar em altura. Tenho um funcionário com 62 anos e que faz trabalhos em altura. É claro que ele sabe os seus limites em termos de agilidade, por exemplo.

    2. Boa noite!
      em relação a idade é bom observar que determinadas patologias aprecem com maior facilidade em determinada faixa etária é sempre bom consultar o médico
      rsrsrsrsrs

  2. Bom dia Darcy! Onde posso encontrar a norma técnica que especifica os ensaios com massa de 100 Kg para trabalho em altura? Muito obrigada!!

  3. Como sempre a segurança industrial neste país é regida por pessoas reativas, não possuem critérios éticos e inteligência duvidosa.
    Como podem permitir a aprovação de uma lei discriminatória a ponto de impedir que pessoas com mais de 100 Kg possam trabalhar. Não entendem que existem profissionais que se especializaram anos em trabalhos em altura e derrepente estão sendo abolidos da profissão por causa de uma legislação que impede os fabricantes de fabricar algo mais reforçado.

    Ridículos Engenheiros de Segurança deste país de m….

  4. conheci o seu site hoje achei interessante e gostei muito das informações contidas nas respostas por você esclarecidas senti confiança nas respostas obrigado

  5. Boa noite, trabalho a mais de 20 anos na área de manutenção mecânica e infelizmente estou em busca de novas oportunidades.
    Na ultima empresa onde trabalhei seguíamos todo um procedimento para realização de trabalhos em altura inclusive tive treinamento da NR 35, e hoje ao fazer exame admissional em uma empresa fui reprovado pelo fato de estar com 112 kg mesmo com todos os exames clínicos normais.
    Esta decisão do médico trabalho da empresa é legal?

    1. Legalmente eu não sei te dizer, mas a empresa pode ter uma norma mais restritiva do que a legislação. Se ela tiver um procedimento escrito, provavelmente estará amparada legalmente sobre essa questão. Sugiro que você consulte um advogado trabalhista para uma análise da questão legal.

  6. Darcy boa tarde
    Acabei de termina o curso de TST e já estou estagiando a quase um ano e tenho muitos problemas referente a esse assunto,porque o médico da Empresa na libera ninguém com mais de 100kg e a nossa EQUIPE DE TST não libera a NR35 para trabalho em altura e eu estou de pleno acordo temos que nos basear nas leis brasileiras e não em outros países.

  7. Boa tarde, Darcy Mendes. Percebi que tu tens a formação acadêmica que daqui a um ano e meio eu vou ter. Estou cursando gestão ambiental pela UNOPAR e fazendo o curso técnico em segurança do trabalho pelo sisutec. Acredito que podemos colaborar em relação ao conhecimento das nossas áreas. Conheci teu site hoje.
    Até mais, e um abraço.

      1. Oi Darcy,Me chamo Wemersom, Sou formado e atuo na área técnica de Segurança do Trabalho e concordo plenamente com você. Sou facilitador de Trabalho em altura treinado pela SP Equipamentos e o respaldo legal nos coloca em situação confortável para obedecer o limite máximo de 100 kg somando todos aparatos(ferramentas que o trabalhador estiver junto ) na execução de trabalhos em altura.

  8. Na verdade quem vai dizer se um trabalhador com mais de 100 quilos pode fazer trabalho em altura é o médico, através de exames específicos e do IMC (índice de massa corpórea). Existem normas européias que testam cintos com pesos acima de 100kg/f. Se entrarmos em contato com fabricantes nacionais, eles te enviarão um documento aprovando o uso do cinto para trabalhadores acima de 100kg/f baseando-se nas normas européias. Ministro treinamento de trabalho em altura e comento justamente isso. Busque informações sempre com o fabricante.
    Abs.

  9. Bom dia a todos, realmente os testes são feitos com uma massa de 100 kg, mas achei um CA de numero 29346, que liberamos uma pessoa de 120 kg, pode consultar este CA no site do MTE,
    a carga de ruptura do cinto é 24kN ou 2400 N e do talabarte é de 23kN ou 2300kN.

    1. É verdade Rafael! Tem mesmo! Tem até para 136 kg, mas o problema é que não há respaldo em nenhuma norma técnica para o teste que foi utilizado. Embora tenha CA e, portanto aprovação do MTE, eu não me sentiria confortável em ter que conviver com essa situação.
      Abs.

    2. Bom dia. A minha pergunta é: se o Ministério do Trabalho autorizou o CA, então não está autorizado o uso do equipamento para trabalhador com a massa igual a autorizada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *