Que lição podemos tirar da tragédia de Santa Maria

tragédia de santa maria
A tragédia de Santa Maria não foi a primeira, mas se aprendermos definitivamente com os erros cometidos, certamente poderá ser a última.
Outras tragédias desse mesmo tipo já vitimaram centenas de pessoas. Nossa memória parece não alcançar muito longe, mas em 2000, na China, mais de 300 pessoas morreram em uma sala de Luoyang. E tivemos outros que você pode conferir em Relembre outros incêndios que causaram tragédias em boates pelo mundo.
O fato é que, sempre que acontece uma tragédia todo mundo comenta, dá opiniões, discute, chora, esbraveja com os políticos, etc e  tal. Mas e o que nós estamos fazendo para que isso não venha a acontecer?
Quando entramos em um local público e percebemos um hidrante ou extintor obstruído, que atitude tomamos? Procuramos o responsável pelo estabelecimento e cobramos a correção da irregularidade ou simplesmente fazemos de conta que não vimos?
Estamos muito acostumado a reclamar de tudo e de todos, mas incapazes de ver detalhes que podem levar à morte mais de 200 pessoas em poucos minutos. 
Quantas boates por aí não estarão nas mesmas condições ou até piores do que essa de Santa Maria? Pode até ser que muitas aproveitem o momento para corrigir possíveis erros até agora ignorados e então despertos pelo triste acontecimento. No entanto, não vamos ficar esperando da fiscalização. Nós podemos fazer isso. Basta ler um pouco para sabermos exatamente o que precisa ter de segurança em um local que pode aglomerar pessoas. 
A legislação normalmente é pesada quando se trata de proteção contra incêndio, mas não vamos nos iludir achando que tudo estará cem por cento. É preciso mais do que uma legislação rigorosa para deixar os espaços seguros. É preciso que pessoas conscientes estejam administrando tais estabelecimentos. É preciso que nós sejamos os verdadeiros fiscais e não ficar esperando que o Estado veja tudo!
Muitos erros levaram ao sinistro em Santa Maria. A perda irreparável para as famílias enlutadas marcará para sempre essa tragédia e tudo o que podemos fazer é orar para que Deus coloque paz em seus corações, pois os desígnios de Deus são difíceis de entender!


Darcy Mendes Darcy Mendes (775 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *