Relatório diário – porque fazer.

O Relatório diário é tarefa obrigatória para todo Técnico de Segurança

Uma das coisas que aprendemos no curso de Técnico em Segurança do Trabalho, é que devemos registrar tudo que fazemos. Embora não seja prática da maioria das empresas, registrar nossas atividades é realmente de grande importância por vários motivos.  A maioria de nós, tem dificuldade em dizer o que fazemos, apesar de realizarmos muitas tarefas em nosso dia a dia. Outro dia publiquei um texto sobre esse assunto: O QUE O PESSOAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO FAZ?, onde destaquei a pergunta de um gerente ao responsável pela segurança do trabalho na empresa. Daí, a importância de um eficiente Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, onde as diretrizes estão claras para todos os gerentes e supervisores da fábrica. Mas vamos ao tema de nossa discussão, hoje!!!!

O que é um Relatório Diário

Como o próprio nome diz, é um relatório que devemos fazer todos os dias em que estamos exercendo nossas atividades. 

O que devemos devemos anotar nesse relatório

Devemos anotar tudo que fizermos. Tudo mesmo!!! Participou de um DDS – anote; inclusive o tema apresentado. Abordou alguém – anote o desvio e sua proposta de correção. 

A ideia é termos ao final do dia um diário completo de nossas atividades.

Como devemos fazer o Relatório Diário

O Relatório Diário (pode usar outro nome se quiser, esse é apenas uma sugestão), deve ter a Data e hora de cada atividade; assim você controlará tudo que fez, com hora de início e término. Não há necessidade de ficar anotando tudo certinho no relatório. Você pode anotar a hora e os pontos mais importantes e só ao final do dia passar no relatório. O importante é não esquecer de nada.

Por que fazer um Relatório Diário

Deixei essa pergunta por último de propósito. É comum ouvirmos alguém dizer que TST não faz nada, portanto a partir do momento que você escreve o que faz, fica fácil, nesse momento, puxar seu relatório e “esfregar no nariz” de quem fez a gracinha (já passei por isso e deixei o sujeito sem graça quando comecei a citar a data, hora e o que eu estava fazendo. Confesso que foi uma sensação muito agradável quando terminei e tive a chance de perguntar: E você – o que fez hoje?) 

Além de provar o que faz em seu dia a dia, o Relatório Diário pode servir para te defender em possíveis processos futuros. Outro ponto importante, é que o Relatório vai te servir como uma fonte de dados no futuro.

Conclusão

Se você adquirir o hábito de escrever tudo que faz, verá que isso trará muitas facilidades na execução de suas tarefas. Não é um relatório que você vai ficar mostrando ao seu chefe. É um diário seu com dados que interessam a você. Quanto as entregas que tem que apresentar ao seu chefe, isso é outra história. Com o Relatório Diário, o que queremos é nos resguardar de possíveis situações difíceis e criar uma fonte de dados para futuras pesquisas.

Importante – não queira fazer de seu relatório, um livro. Apenas escreva o que realmente interessa que fique anotado. Cuidado para não escrever coisas que poderão ser usado contra você mesmo.

E você como faz para controlar suas tarefas diárias? Deixe seu comentário!

Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “Relatório diário – porque fazer.

  1. Muito brigado pelas dicas .. muito boas adoraria a preder mais ainda com todas.
    Sou operadora de central e faco relatórios diários.

  2. Gostei muito desta pagina irá me ajudar muito no dia-a-dia no meu local de trabalho, como o diz o testo é uma prova do que estou fazendo e me livra também de situações desagradáveis, passei ultimamente por situações constrangedoras onde tive que ficar calada pq a pessoa disse que deixei a chave em outro local, mas tenho certeza que tinha deixado no lugar, mas agora estarei mas prevenida não só dessa situação mais de tantas outras obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *