Ruído pode causar dependência, diz estudo

Ruído pode causar dependência, diz estudo Estudo diz que ruído pode causar dependência

Em estudos feitos por especialistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a conclusão foi que o ruído alto pode causar uma espécie de dependência. O processo começa quando o ruído chega a 55 decibéis e os estímulos químicos começam a produzir noradrenalina – um neurotransmissor que proporciona energia e disposição. Ao atingir cerca de 80 decibéis, a endorfina começa a ser liberada e age como sedativo e calmante. A partir daí as sensações de bem-estar causam uma espécie de dependência química do barulho. Isso explica o fato de que pessoas que trabalham em lugares ruidosos, não suportam ficar uma semana na praia.

O fato é que o ruído é extremamente prejudicial à saúde. Os efeitos podem afetar desde sua capacidade de concentração, zumbido no ouvido e até problemas sexuais.

Nas empresas existem trabalhos preventivos através de treinamentos e em último caso, adoção do EPI – Equipamento de proteção individual (protetores auditivos). O grande problema é fora do trabalho. Muitas pessoas têm hábitos de ouvir músicas altas. Outras fazem trabalhos extras em atividades barulhentas e não fazem uso do protetor. As consequências aparecerão nos exames audiométricos realizados periodicamente pela empresa, porém as causas da perda, se não forem eficientemente investigadas, podem gerar problemas futuros para a empresa. Por isso, é importante saber quais são as atividades dos funcionários fora do parque industrial e, a partir desse estudo, estabelecer uma estratégia que envolva até mesmo a família do trabalhador.

Fazer um trabalho árduo de conscientização é o primeiro passo para prevenção de perda auditiva. O segundo passo é escolher um bom protetor auricular. O fato é que se você comprar um equipamento que cause irritação ao ouvido do trabalhador, ninguém o usará. Apenas fingirão estar usando.

Se causa dependência ou não, a verdade é que o ruído está presente em muitos ambientes de trabalho e deve ser uma preocupação constante dos prevencionistas.

Leia mais em:
Perda auditiva por excesso de ruído no trabalho gera dano moral
Exposição ocupacional ao ruído e acidentes do trabalho

Bookmark and Share
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “Ruído pode causar dependência, diz estudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *