Segurança do trabalho – mantenha-se atualizado

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO MANTER-SE ATUALIZADO

Que é importante estar sempre atualizado, isso ninguém duvida, mas acontece que nem sempre é possível participar de feiras, seminários, cursos e outros eventos do tipo. Não vou nem citar as NRs, porque isso tem que estar na ponta da língua do profissional de segurança do trabalho e com todas suas atualizações. Não vale uma NR de 1980(?) na gaveta! Não precisa decorar o livro todo, mas se numa reunião alguém perguntar qual é a NR 11, você precisa saber no mínimo qual é e alguns detalhes sobre o texto da mesma. Ou então carregue a NR a tiracolo em todas as reuniões que for e, se por acaso, alguém lhe questionar a respeito de algum assunto pertinente, não se faça de rogado, abra a “bíblia” e vá citando os itens relacionados à pergunta do seu interlocutor. Isso não é nenhum demérito para você, muito pelo contrário, trará mais credibilidade às suas informações.segurança do trabalho

Então o que fazer para manter-se atualizado?
Em primeiro lugar, mantenha bons contatos. Procure se informar com colegas de outras empresas que tenham disponibilidade para participarem dos eventos acima. Pesquise. Há vários sites que disponibilizam materiais atualizados. Assine uma boa revista do ramo.
Lembre-se, há muito material bom por aí, mas nem tudo serve prá você. Faça uma seleção e veja o que realmente lhe interessa e, principalmente, se é viável a implantação na sua empresa. O que funciona muito bem para mim, pode não funcionar para você. Então use do bom senso. Se for o caso, faça um teste piloto em apenas uma seção da fábrica e veja os resultados.
Vale lembrar que uma boa ferramenta de prevenção não é aquela que todos conhecem mas sim, aquela que todos conhecem e, principalmente, praticam na empresa.
Enfim, estar atualizado é saber o que está acontecendo na área de Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho. Mantenha uma rotina de atualização das portarias, que é muito fácil de fazer através do site do Ministério do Trabalho.
Uma última dica muito importante! Se você não tiver muito tempo para pesquisar, assine meu feed e fique informado das novidades da área. Serei o seu guru e vou estar de olho em tudo que for bom para a categoria.
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “Segurança do trabalho – mantenha-se atualizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *