Segurança do trabalho na grade curricular em Minas Gerais

Segurança do trabalho na grade curricular

Depois do Estado do Mato Grosso, através do Projeto de Lei 255/2010, manifestar o interesse em colocar na grade curricular das escolas, o tema Segurança do Trabalho, agora foi a vez do estado de Minas Gerais partir para a discussão desse tema tão importante na prevenção de acidentes.

O desembargador Anemar Amaral,  falou sobre a campanha desenvolvida pelo TST e do ato público que foi realizado na sexta-feira (22/06/12), no Mineirão. “Entre as atividades da campanha está a ação de levar às escolas a inclusão do conteúdo na grade curricular. Para isso precisamos da participação da Secretaria de Educação por meio da inclusão da matéria com conteúdo sobre segurança, higiene e meio ambiente no trabalho”.
Essa seria uma boa alternativa para termos trabalhadores conscientes no futuro. No entanto, é preciso tomar os devidos cuidados para que profissionais preparados lecionem a matéria, visto que, se não for feito da maneira correta, muito provavelmente esse tema será “mais um peso” na vida escolar dos estudantes. Isso não será bom e poderá ter reflexo negativo no futuro.
E você? O que acha dessa discussão? Deixei sua opnião nos comentários!!
Darcy Mendes Darcy Mendes (786 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio.
Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


9 thoughts on “Segurança do trabalho na grade curricular em Minas Gerais

  1. Acredito que isso vem mostrar que o Brasil está realmente buscando o desenvolmento social,economico e cultural, espero portanto que não seja restríto alguns estados e que outros Estados tome como base…Edvar

  2. Oi Darci,Acredito que seja de grande importancia, a formação da consciencia ja nos anos escolares ja que são períodos em que o carater esta sendo formado, importante destacar que esse trabalho deve ser feito de forma responsável e cautelosa, com profissionais bem preparados e aulas que dinamicamente suscitem nos alunos a importancia da segurança no trabalho, e da prevençao…

  3. Creio que isso vem mostrar que o Brasil está realmente buscando o desenvolmento social,economico e cultural, espero portanto que não seja restríto alguns estados.

  4. com certeza segurança do trabalho pode começar cedo .as criança ja crecem com noção de segurança.eos prefessores tem que ter tambem formação tecnico em segurança do trabalho..

  5. Eu diria que inserir na grade curricular, poderia ser muito avanço para o Brasil, mas, nos cursos técnicos, tecnólogos e superior sim seria um avanço a altura e factivel, até brevs

  6. Sem duvidas uma excelente ideia,precisamos mostrar para as nossas crianças e adolecentes como se trabalha com prevenção , antecipação e gerênciamento de riscos. Abordando também meio ambiente,legislação e trânsito.Parabéns pela iniciativa.waldson Nascimento

  7. Claro que deve ser aplicado não só segurança do trabalho como também primeiros socorros. Devemos pensar no futuro das crianças que estão nascendo agora no mundo e icentivar nas escolas meio ambiente como trabalhos. Mas o foco mesmo na grade curricular deve ser primeiros socorros e segurança do trabalho.

  8. Oi Darcy, Penso que tudo o que merece ser feito merece ser bem feito. Então se o conteúdo for bem aplicado penso que pode ser uma boa… Uma boa para as crianças e para o Brasil que começará a pensar em prevenção mais cedo.Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *