Segurança do Trabalho será obrigatório nos cursos técnicos

segurança do trabalho nos cursos técnicos

Segurança do trabalho chegando nos cursos técnicos

“A iniciativa foi tomada após a celebração do Protocolo de Cooperação Técnica entre o Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho com os Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e com a Advocacia Geral da União. O objetivo é unir esforços para a implementação de medidas e ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.” Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.
Essa é uma medida que sempre defendi, pois será um passo importantíssimo na intensificação da prevenção de acidentes. Segurança do trabalho deve ser tratado não só nos cursos técnicos.
Os cursos técnicos, até hoje, apenas preparavam o profissional para as questões de produção/manutenção e esqueciam totalmente que esses profissionais têm responsabilidades civis e criminais quando acontece um acidente. 
Esse será um grande passo para o setor preventivo, mas ainda temos uma lacuna muito grande na grade curricular dos ensinos técnicos, que é a falta de preparação desses profissionais para a área de relações humanas. É fato que muitos técnicos não têm a mínima condição de comandar pessoas. Não sabem se comunicar e muito menos como resolver questões que envolvem a psicologia do trabalho/relações humanas. Ao contrário do curso de TST (os cursos antigos não contam), tem as disciplinas que nos preparam para trabalhar com pessoas.
Creio que seria de muita importância incluir, pelo menos uma base de relações humanas na grade curricular dos cursos técnicos. Seria um complemento de peso no tratamento correto de questões que envolvem diretamente a prevenção de acidentes.
De qualquer forma, temos que comemorar esse avanço que, penso eu, facilitará muito o nosso trabalho.
E você, o que acha dessa novidade? Deixe sua opnião nos comentários!!
Para saber mais sobre esse assunto clique AQUI.
Darcy Mendes Darcy Mendes (784 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


6 thoughts on “Segurança do Trabalho será obrigatório nos cursos técnicos

  1. É muito importante abranger os conhecimentos e as responsabilidades civis e criminais quanto à segurança do trabalho para outras profissões técnicas que muito das vezes possuem cargos de chefias e precisam gerenciar pessoas e serviços.

  2. É um grande avanço,pois ainda as empresas pensam mais na produção do que em segurança.Estou cursando o terceiro semestre de tecnologia de segurança do trabalho e nosso curso,não só ensina a trabalhar com pessoas e montar equipes,mas também temos psicologia organizacional,o que nos auxiliara muito no campo de trabalho,no contato com as pessoas e nossa própria equipe.

  3. Darcy,Seria ainda mais interessante se as próprias empresas investissem em relações humanas, moldando seus colabora-dores com os conceitos mais modernos de RH. Não conheçoempresas de porte grande, médio ou pequena que tenha ti-do esta ousadia.De vez em quando, aparecem pessoas que buscam novos cami-nhos e novas idéias. O SENAI a mais de 40 anos tem colo-cado para os seus aprendizes matérias de segurança do trabalho.è preciso ousar mais, introduzir o assunto nas escolaspublicas desde o 1º grau, seria a base de futuro suces-so.Um forte abraço,Squarcini

  4. Boa noite.Eu conclui neste ano o curso de TST no Centro Paula Souza, Etec Osasco e na grade curricular havia RHT(Relações Humanas no Trabalho, a qual foi ministrada no segundo módulo, que , realmente nos auxilia em quesito gerir pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *