Segurança do trabalho – Valor x Prioridade

Segurança do Trabalho - Valor x prioridadePor que a Segurança do trabalho tem que ser valor e não prioridade

Em Segurança do Trabalho é comum vermos pessoas dizendo: “Segurança em primeiro lugar.” Isso é transformar a segurança em prioridade, quando deveria ser um valor para todos. Vejamos algumas definições:

Valor = “…Juízo de valor: a) Psicol:apreciação subjetiva, que revela as preferências pessoais de cada pessoa, segundo suas tendências e influências sociais a que está submetida; b) em Filosofia, designa os julgamentos não diretamente procedentes da experiência, ou de elaboração pessoal, em oposição aos julgamentos de realidade, próprios do conhecimento objetivo, ou da ciência…” Ref. Dicionário Michaelis

Prioridade = “sf (lat med prioritate1 Qualidade ou estado de primeiro; antecedência no tempo. 2 Precedência no tempo ou no lugar; primazia, preferência…” Ref. Dicionário Michaelis

Segurança como prioridade

Quem trata a SEGURANÇA como prioridade, sempre corre o risco de colocá-la em segundo plano, pois as prioridades mudam o tempo todo.

Segurança com o Valor

Quando tratamos a SEGURANÇA como VALOR, passamos a agir de forma que esta tenha supremacia sobre todas as nossas atividades no trabalho.

Exemplos 

Vamos imaginar que o João definiu uma meta para o próximo ano de fazer uma faculdade (Engenharia de Produção, por exemplo. Essa é a prioridade do João, no entanto, ele resolveu fazer um joguinho na MegaSena de fim de ano e ganhou 30 milhões. Alguém tem dúvidas de que o João vai desistir de fazer a faculdade? Provavelmente ele vai querer viajar ou comprar a faculdade, quem sabe?! Isso é prioridade! O que agora está em primeiro lugar, daqui a pouco pode nem estar em nosso planos mais.

Mas com o VALOR é diferente! Porque valor não muda.

Então vejamos, em um prédio de 15 andares, colocamos no último andar uma prancha de 10m de comprimento por 15cm de largura e na ponta 1 milhão de dólares. Quem conseguir chegar até lá, fica com a grana toda. Mas tem um problema – está ocorrendo uma tempestade com ventos de 120 km/h. Alguém se habilita ao prêmio? Pode ser que alguém tente, mas provavelmente não teremos ninguém que se arrisque a chegar até o dinheiro. Mas e se nós falarmos que, ao invés do dinheiro é seu filho que está lá!!  Com certeza faremos de tudo para chegar até lá.  Isso é valor! 

Quando um empregado tem a Segurança como Valor, nós ficamos tranquilos, pois sabemos que, mesmo estando sozinho, ele fará o trabalho com segurança e nunca colocará a produção ou a manutenção na frente da segurança.

E você colega TST, o que acha desse tema?

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “Segurança do trabalho – Valor x Prioridade

  1. Muito subjetivo está definição de prioridade e valor, No caso de um naufrágio a prioridade será de mulheres e crianças, mesmo que por definição a vida tenha o mesmo valor, logo o valor mudou em virtude da prioridade. Imagine outra situação hipotética, um predio pegou fogo, dentro do predio em chamas está um ente querido seu, e também um desconhecido, vc só pode salvar um. Vc salvará quem? Novamente o valor mudando em virtude da prioridade, não o contrario como afirma boa parte dos profissionais de segurança. Então o correto é: a prioridade muda de acordo com o valor, logo, o valor tem seu valor alterado de acordo com a prioridade. Diretamente proporcionais.

    1. Concordo com vc Carlos
      trocando o dinheiro por um ente querido tambem vai ser uma prioridade. Não deveriamos denotar essas duas palavras distintas ao que se refere segurança como uma mais que a outra, são usadas de acordo com o contexto ou circunstância. Mais subjeção é algo que cabe a cada um determinar o nivel da sua propria razão. Sou TST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *