Segurança no lar – dicas para prevenção.

Segurança no lar - dicas para prevençãoHoje o assunto é segurança no lar – dicas para prevenção. Esse é um tema que merece toda nossa atenção, pois as crianças são as mais vulneráveis aos acidentes no lar.

 QUEDAS

Muitos acidentes com queda, ocorrem nos próprios lares. Isto se explica ao fato de que nas casas existem locais potencialmente perigosos em relação a esse tipo de acidente. Os mais comuns são: janelas, escadas, mobilas, etc.As recomendações são:
  • Não deixe crianças sozinhas em cima de camas ou sofás;
  • Coloque barreiras e não deixe que brinquem nas escadas;
  • Cuidados com os andadores. Eles podem provocar quedas, principalmente em escadas e declives;
  • Verifique se os brinquedos do playground são seguros (existe norma para fabricação de brinquedos) e se estão em boas condições para uso;
  • Não permita que as crianças brinquem em telhados ou lajes.
TALHERES
Essas “ferramentas”, são perigosas nas mãos de crianças. Oriente os pequenos quanto ao uso correto desses objetos.INTOXICAÇÕES OU ENVENENAMENTO
Produtos de limpeza, cosméticos e remédios devem ser mantidos longe do alcance das crianças. De preferência em armários trancados.ÁLCOOL
Altamente inflamável, o álcool tem sido a causa de sérios acidentes envolvendo crianças e até adultos. Quando for utilizá-lo, lembre-se:
  • Afaste as crianças;
  • Não perfure a tampa;
  • Não derrame -o sobre o fogo;
  • Mantenha-o longe do alcance das crianças;
  • Essas recomendações também servem para o álcool em gel.
dicas de prevenção para segurança no larREMÉDIOS
Sempre oriente as crianças maiores quanto ao perigo dos remédios. Todo remédio só pode ser administrado com a supervisão de um adulto. Deixe isso bem claro às crianças.dicas de prevenção para segurança no larPRODUTOS DE LIMPEZA
Esses também são a causa de muitos acidentes com crianças. Recomendações:
  • Leia atentamente o rótulo antes de usá-lo;
  • Use o corretamente de acordo com as orientações;
  • Veja as recomendações em caso de acidente.
dicas de prevenção para segurança no larCOSMÉTICOS
Cosméticos podem causar alergias em crianças. Não deixe que sua filha manuseie esses produtos sem seu conhecimento e supervisão. 

dicas de prevenção para segurança no larFOGOS DE ARTIFÍCIO
Outro causador de graves acidentes. São muitos os acidentes com queimaduras, amputações de membros e cegueira causados por esses produtos. Nunca deixe as crianças brincarem com fogos de artifício, mesmo estando com um adulto.

dicas de prevenção para segurança no larVELAS
Se precisar usar uma vela, coloque-a sobre um pires ou outro recipiente seguro, de modo que se a vela cair ou chegar ao seu fim, não tenha contato com possíveis materiais inflamáveis.Nunca deixe velas sobre móveis ou perto de cortinas, tapetes ou camas. 

dicas de prevenção para segurança no larFÓSFORO E ISQUEIROS
Esses produtos também devem ser mantidos longe do alcance das crianças. Após o uso, guarde em local seguro. Se usados incorretamente, podem causar queimaduras e provocar incêndios. Nunca risque um palito de fósforo em sua direção.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA (SÃO PAULO):
193 BOMBEIROS
192 AMBULÂNCIA – PRONTO-SOCORRO
190 POLÍCIA MILITAR
147 POLÍCIA CIVIL
199 DEFESA CIVIL

 

Bookmark and Share
Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


2 thoughts on “Segurança no lar – dicas para prevenção.

  1. Você esta de parabéns com essas dicas, e por coicidência eu estava preparando um texto parecido com esse, mas vou falar arquitetura e decoração que evita acidentes no lar. acho que vai completar essa ideia que você colocou aqui se puder dar uma olhada depois no meu blog, devo terminar e postar esse tema em 2 dias.Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *