Segurança do Trabalho – O que é?

O que é segurança do trabalho?

Tecnico-de-segurança-recem-formado-como-conseguir-o-primeiro-emprego

Um dos aspectos mais interessantes em um ambiente de trabalho é verificar que todos os funcionários estão bem equipados com equipamentos de proteção individual, que são os famosos EPI, além de o lugar estar todo preparado para garantir a segurança de todos os funcionários com o objetivo de evitar acidentes de trabalho, pois caso aconteça algum acidente de trabalho, tanto a empresa quanto os funcionários sofrem sérios prejuízos.

            E o nome que se dá a todos estes procedimentos se denomina segurança no trabalho, que é um conjunto de medidas que tem como objetivo evitar acidentes no ambiente de trabalho e no trajeto de deslocamento de casa para o serviço e vice-versa.

            Vale ressaltar que é obrigatório que uma empresa invista em segurança do trabalho, pois este tipo de procedimento é exigido por lei, com o objetivo de fazer com que muitas empresas aumentem a sua produção, pois uma vez que o funcionário tenha condições dignas de trabalho e que trabalhe com toda a segurança, as chances de se acontecer um acidente de trabalho são mínimas

O que é EPI ?

            EPI é a sigla do termo Equipamento de Proteção Individual, ou seja, nada mais é do que aparelhos que tem como objetivo proteger os trabalhadores dos riscos iminentes que rondam no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que o uso destes tipos de equipamentos são obrigatórios de acordo com a NR06.

 Quais são os principais equipamentos de proteção que devem ser usados?

            Cada tipo de ambiente de trabalho ou atividade, possui os equipamentos corretos para evitar ou minimizar os riscos de acidentes, mas vale ressaltar que há alguns equipamentos de proteção individual que são muito conhecidos pela grande maioria dos trabalhadores.

Abaixo a relação dos principais EPIs:

  • Cinto de segurança
  • Calçados de segurança
  • Botas
  • Luvas
  • Capacetes
  • Óculos ampla visão
  • Óculos de proteção
  • Máscaras
  • Protetores auriculares

            É dever do empregador fornecer este tipo de material gratuitamente e ensinar o uso deste tipo de equipamento, além de fiscalizar o uso correto destes equipamentos.

Quais são as principais leis de Segurança no Trabalho que as empresa devem seguir atualmente?

            Atualmente as empresas, tanto as públicas quanto as privadas devem estar atentos às Normas Regulamentadoras, que tem o objetivo de legislar sobre toda a lei relativa à prevenção de acidentes de trabalho.

            No total são 36 normas regulamentadoras que ditam as regras de segurança em ambientes urbanos, sendo que cada norma regulamentadora legisla em um tipo de ambiente, pois vale ressaltar que tanto as indústrias quanto o comércio e os prestadores de serviços possuem diferenças drásticas e que portanto devem ter regras específicas para cada tipo de ambiente.

            Segurança do trabalho, EPI, acidente de trabalho, CIPA, prevenção de acidentes

Autor do texto: José Souza Silva

style=”display:inline-block;width:336px;height:280px” data-ad-client=”ca-pub-2721786107493332″ data-ad-slot=”7657954687″>

style=”display:inline-block;width:336px;height:280px”
data-ad-client=”ca-pub-2721786107493332″
data-ad-slot=”7657954687″>

Darcy Mendes Darcy Mendes (781 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


2 thoughts on “Segurança do Trabalho – O que é?

  1. Boa tarde! Me formei recentemente e ainda não conseguir o tão sonhado emprego fico muito ensegura quando vou sou chamada pra entrevista de emprego fico angustiada e com muito medo mas de lê suas publicação dando dicas me sinto muito mas capaz e só tenho a agradece você muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *