Trabalho noturno apresenta riscos à saúde

Veja os riscos do trabalho noturno

Trabalhar em turnos é uma forma de aumentar os ganhos, mas o que não se pode esquecer, são os riscos que o trabalho noturno representa à saúde do trabalhador.

Veja também: Trabalho em turnos pode causar varias doenças diz pesquisa

 Por experiência própria, posso afirmar que os danos ao nosso organismo são muitos e é raro um trabalhador que enfrenta essas mudanças nos horários de trabalho, não reclamar de algum problema, sejam eles de saúde ou até mesmo na sua vida pessoal.
 
Com tudo isso ainda temos o problema dos riscos de acidentes que tendem a aumentar a medida em que o trabalhador exerce suas funções sendo atacado pelo sono.
 
Outras complicações tais como, perda da visão, câncer de mama nas mulheres, perda da imunidade e outras, podem aparecer devido aos trabalhos noturnos.

De acordo com estudos realizados pela  Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% das populações dos países desenvolvidos trabalham no período noturno. Nas indústrias que trabalham em turnos ininterruptos existe o chamado revezamento e também turnos fixos. No entanto, já existem muitos estabelecimentos comerciais que também funcionam em horários noturnos, tais como:  postos de gasolina, farmácias, lojas de conveniência e redes de supermercado. Fora tudo isso, existem profissionais que têm em sua rotina o trabalho noturno: vigilantes, padeiros, profissionais de saúde, etc.

Trabalho noturno apresenta riscos à saúde

PERDA DA VISÃO

Um estudo realizado no Brasil pelo  ISMA (International Management Stress Association),  constatou que 40% dos trabalhadores que exercem trabalho noturno desenvolvem algum distúrbio na visão, com risco de até perder a visão por completo.

PERDENDO ANOS DE VIDA

Para completar a lista de problemas gerados pelo trabalho noturno, quem trabalha nesse regime perde cinco anos de vida para cada quinze anos trabalhados. (Estudo realizado pela Unidade do Sonho de Barcelona e do Serviço de Neurofisiologia do Hospital da Paz de Madri) .

MAIS DIVÓRCIO

Ainda segundo o estudo, o trabalho noturno aumenta em três vezes a probabilidade de divórcio em relação às pessoas que trabalham apenas durante o dia.

CUIDADO COM O CORAÇÃO

O estudo também concluiu que o trabalho noturno aumenta em 40% a chance do trabalhador apresentar problemas cardiovasculares, neuropsicológicos e digestivos.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Não vamos tratar aqui da questão envolvendo a segurança do trabalho, mas já sabemos que o trabalho noturno aumenta em muito o risco de acidente.

Darcy Mendes Darcy Mendes (812 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


One thought on “Trabalho noturno apresenta riscos à saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *