Trabalho pronto de segurança do trabalho

Qual a vantagem de pegar um trabalho pronto sobre segurança do trabalho

segurança do trabalhoEste texto está direcionado aos estudantes dos cursos de Segurança do Trabalho.

Eu também já fui estudante do curso técnico de segurança do trabalho e faculdade e sei o quanto é difícil essa fase, pois a maioria de nós já trabalha e, no meu caso, já era casado. Sendo assim, temos muitos compromissos, mas os professores não têm nada a ver com isso e fazem a sua parte, exigindo dos alunos os famosos “trabalhos”.

TRABALHO PRONTO

Existem sites que têm trabalhos prontos ou trabalhos feitos, como vemos por aí na Net. Na minha época de faculdade havia colegas que pagavam para ter acesso aos “trabalhos feitos”. É óbvio que cada um é livre para fazer o que quiser, mas qual a vantagem de se pegar um trabalho pronto? O que você vai aprender com isso? Nada, suponho eu.

No entanto, usar um trabalho pronto como base para fazer o seu, eu não vejo problema algum, desde que você realmente faça um trabalho totalmente diferente (nada de CTRL C CTRL V).

Aqui no Tem Segurança do Trabalho eu disponibilizo muito material gratuitamente e que pode ajudar a fazer um bom trabalho, mas não aconselho a copiar simplesmente os textos ou modelos publicados.

PEDIDOS DE AJUDA

Já recebi e continuo recebendo muitos pedidos de ajuda para fazer trabalhos ou TCC. Como o objetivo deste blog é ajudar a quem precisa, nunca nego ajuda, porém jamais faço um trabalho para alguém. Vocês conhecem a frase: “Não dê o peixe. Ensine a pescar”. Essa é minha filosofia!

Certa vez recebi de uma estudante do curso de segurança do trabalho uma série de perguntas para responder. Ela não me informou no e-mail, mas era óbvio que se tratava de um trabalho escolar. Normalmente isso acontece no final de semana. Respondi todas as perguntas cintando onde ela poderia encontrar a resposta – tipo:

  • Resposta para a pergunta 1 você encontra na NR 18, por exemplo. É claro que eu poderia já colocar a resposta, mas isso seria muito cômodo para a estudante e eu estaria tirando a expectativa do professor quanto ao real aprendizado.

Vejam bem, estou falando de estudantes, pois quando se trata de colegas já formados, eu passo a resposta pronta (se eu souber, é claro!).

TRABALHOS GENÉRICOS

Cuidado com os trabalhos genéricos! Isso vale para os professores! Eu também já dei aula e sei o quanto é difícil preparar as aulas, pois os assuntos relacionados à segurança do trabalho são muito amplos.

Vejamos um exemplo:

Um professor solicita que você faça uma APR ou APT de uma caldeiraria.

Esse é um trabalho genérico, pois existem muitas atividades dentro de uma caldeiraria. O ideal é que a APR seja para uma atividade determinada. Ex. Corte de chapa com maçarico; Operação de guilhotina; Operação de furadeiras; etc.

Fazendo dessa forma o trabalho ficará muito mais consistente do que uma APR genérica para uma caldeiraria (nesse caso, teria que ser uma Avaliação de Risco ou Avaliação de Perigos e Riscos). Mas o que é isso Darcy! Tem diferença entre uma APR e uma Avaliação de Risco? Tem sim, mas esse é um assunto para outro artigo.

DICA:

Quando receber um trabalho dessa natureza, pergunte ao professor se não poderá escolher uma atividade determinada para fazer a APR. Isso poderá facilitar muito a sua vida, mas mesmo que você encontre na internet uma APR pronta de uma Operação de guilhotina, por exemplo, jamais copie e cole. Use como base e faça a sua APR. Veja se ela está realmente completa. Pergunte para alguém que trabalha nessa atividade; pergunte aqui no Tem Segurança do Trabalho!!!

CONCLUSÃO

Conforme mencionei no início deste artigo, não sou contra a utilização de trabalhos prontos como base para o seu trabalho. Se você quer ser um profissional de sucesso no futuro, procure aprender fazendo e não copiando.

Peça ajuda se precisar! Tem vários blogs, fóruns, grupos em redes sociais que podem lhe ajudar.

Quanto aos trabalhos genéricos procure conversar com seu professor para ver se consegue fazer um trabalho com um foco definido.

No mais, é sempre bom pesquisar bastante para fazer um bom trabalho e lembre-se: CTRL C CTRL V, jamais!!!!!

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *