Um Técnico de Segurança com sangue nos olhos

Um-técnico-de-segurança-com-sangue-nos-olhosCalma gente!! O texto não é sobre um Técnico de Segurança que não usava óculos, não!!! Pelo contrário, é sobre um TST com um olho crítico aguçado para perceber desvios.

Já escrevi uma vez que nem sempre é fácil identificar desvios, mas tem pessoas que têm essa capacidade destacada e isso traz um benefício enorme se a empresa for séria com a prevenção de acidentes.

NUNCA DAR UM PASSEIO NA ÁREA

O bom TST não sai a passeio na área. Quando vai para a área, mesmo que seja para uma atividade específica, está sempre olhando o todo, mas sem esquecer os detalhes. Muitas vezes um acidente acontece porque ninguém prestou atenção em um pequeno detalhe. Pode ser em uma máquina ou mesmo em um comportamento inseguro de um empregado. Uma intervenção no momento certo, pode ser a chave para se evitar um incidente ou acidente. 

NUNCA SEJA PERMISSIVO

Se existe uma chance de acontecer, então cedo ou tarde acontecerá. Partindo deste princípio, temos que agir rápido para corrigir o desvio. 

Com certeza é muito mais fácil fingir que não viu, seja por pressa ou por negligência, mas será muito mais difícil explicar depois a sua negligência em relação à situação; e pode ter certeza que alguém vai dizer que você sabia do desvio. Então, a ordem é: nunca seja permissivo com nada que fuja do padrão aceitável. Tome uma atitude!

SEJA DURO COM O EVENTO

Uma coisa que sempre ouvi é que existem TST que são verdadeiros “policiais”. Quando coloquei o título desta postagem, foi exatamente para deixar claro que, para ser um bom TST, não precisa ser chato. Tem que saber lidar com as mais diversas situações que se apresentam. Precisamos lembrar que ninguém gosta de ser chamado a atenção. 

Devemos ser duro com o evento, mas nunca com a pessoa envolvida. Lembre-se sempre disso e sua vida profissional irá bem. É comum algum trabalhador se exaltar quando é interpelado por estar cometendo algum desvio em relação às normas. Você deve deixar claro que aquela situação pode levá-lo a se acidentar, mas sem se exaltar também. Baixe a guarda e deixe que ele reclame, mas no final da conversa diga-lhe o que tem que dizer de forma calma e serena, procurando demonstrar que você está apenas querendo o bem dele.

SANGUE DE BARATA

É isso mesmo! Você precisa ter sangue de barata para conseguir superar muitos desafios que aparecerão durante sua vida profissional. Por mais calmo que você seja, haverá momentos que chegará bem perto de perder as estribeiras. Se isso acontecer, respire fundo e não revide. Apenas cumpra com sua obrigação que é relatar o evento (isso não precisa ser feito na frente do empregado), mas tem que ser feito o mais rápido possível para demonstrar que é você que tem o controle da situação.

CONCLUSÃO

Não precisa ter sangue nos olhos, mas não resta dúvida de que todo TST tem que ser rígido quanto aos procedimentos. Se você ceder uma vez que seja, pode estar certo que terá que ceder outras vezes.

O melhor mesmo é fazer cumprir as regras de segurança, doa a quem doer!

Darcy Mendes Darcy Mendes (772 Posts)

Técnico em Segurança do Trabalho, graduado em Gestão Ambiental e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio. Nas horas vagas sou músico e professor de violino!!!


4 thoughts on “Um Técnico de Segurança com sangue nos olhos

  1. Os trabalhos apresentados Darcy tem sido muito útil no meu dia a dia. Agradecemos imensamente e desejamos muita paz saúde e felicidade para você que teve esta ideia e coragem de postar esses trabalhos tão importantes para a nossa classe prevencionista.

  2. Boa tarde!
    Darcy estou precisando de sua ajuda,tenho que apresentar um trabalho na faculdade que trata de legislação de Segurança do Trabalho.É possivel você me enviar algum material relacionado ao assunto.
    Desde já agradeço e fico no aguardo.

  3. MEU AMIGO ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA SUA ! ESTOU COMEÇANDO AGORA NA PROFISSÃO E ESTOU COMEÇANDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, ESTOU PERCEBENDO QUE TUDO QUE ESTUDEI NÃO EXISTE ! TUDO QUE SE FALA É UMA GRANDE ILUSÃO ! POIS SE VOCÊ FOR SER TÃO CORRETO COMO SE PEDI , VOCÊ SIMPLISMENTE VAI FICAR COM SEU REGISTRO EM CASA PEGANDO POEIRA E NÃO VAI TRABALHAR COMO TST E SERÁ MAIS UM A PROCURA DE EMPREGO.SEM FALAR NA CHEFIA QUE NÃO SABE NADA DE SEGURANÇA, MAS SÓ PORQUE SÃO ENGENHEIROS ELES SE ACHÃO NO DIREITO DE SER SEU CHEFE E DIZER COMO À SEGURANÇA DEVE AGIR! OU SEJA SEM ATRAPALHAR À PRODUÇÃO E BEM LONGE DOS TRABALHOS ARRISCADOS, POIS VOCÊ SÓ ESTÁ LI PARA FIGURAÇÃO

    1. Olá Marco,
      Infelizmente isso é verdade em muitas empresas. Se não for possível fazer nem o básico, então é melhor cair fora, pois você poderá sofrer as consequências. Em todo caso, não está fácil de se conseguir um emprego. Documente tudo com fotos e emita relatórios mostrando a situação e encaminhe por email aos seus superiores. Assim ficará registrado que você está fazendo seu trabalho.
      Se for possível, pegue assinatura dos responsáveis, no seu relatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *